Você conhece todos os benefícios do chá mate?

Há quem não valorize muito essa erva tão usada para chá, mas na década de 60 essa singela plantinha já chamava a atenção do Instituto Pasteur. Na época, foram feitas várias pesquisas que puderam comprovar a eficácia da erva mate, comprovadamente rica vitaminas e minerais. E então, ficou curioso para conhecer os benéficos do chá mate? Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa poderosa erva.

 

O que é o chá mate

 

Trata-se do chá feito da infusão da erva mate tostada. O resultado dessa infusão é uma bebida de sabor amargo, porém, um pouco mais suave que o chimarrão – que é feito da mesma erva.

 

Essa poderosa erva tem sido utilizada como base para as ervas medicinais na América do Sul há séculos, por causa dos seus múltiplos benefícios e propriedades terapêuticas.  Foi chamada de ” a bebida dos deuses ” por muitos sul-americanos indígenas e depois ” o ouro verde dos índios ” por colonos europeus.

 

Vale lembrar que os componentes químicos da erva-mate são semelhantes aos encontrados no chá verde. No entanto, a erva-mate é mais nutritiva.

 

Estudos foram realizados e puderam comprovar diversos benefícios do chá mate para a nossa saúde. Isso se dá pelo seu alto valor nutricional, e a conclusão que se chegou é que dificilmente podemos encontrar uma planta, em qualquer parte do mundo, que tenha um valor nutricional como a erva mate. Essa poderosa erva possui praticamente todas as vitaminas necessárias, além de possuir um alto teor de elementos minerais.

 

Os benefícios do chá mate para a nossa saúde vão além da estimulação mental e do aumento de energia. Com um poderoso perfil de nutrientes, a erva-mate é rica em nutrientes importantes para o organismo. Conheça suas propriedades:

 

  • Vitaminas:  A, C, E, B1, B2, Niacina (B3), Complexo B5, B
  • Minerais:  cálcio, manganês, ferro, selênio, potássio, magnésio, fósforo, zinco
  • Compostos Adicionais:  Caroteno, Ácidos Graxos, Clorofila, Flavonóis, Polifenóis, Inositol, Minerais de Traço, Antioxidantes, Taninos, Ácidos Pantotênicos e 15 Aminoácidos.
  • Teofilina, teobromina e cafeína

 

Por conta de suas propriedades, o consumo da erva-mate está aumentando em muitas partes do mundo. Está ganhando popularidade e já é a queridinha em muitos países.

 

benefícios do chá mate

 

Os benefícios do chá mate

 

Os benefícios óbvios e imediatos do chá mate são o aumento de energia e maior clareza mental. Aumento de foco, concentração e estado de alerta. Em comparação com os outros estimulantes mais utilizados no mundo – o café, o chá, a castanha, o cacau e o guaraná – a erva-mate revela um aumento de energia mais equilibrado. Os consumidores do chá mate experimentam um estado de alerta semelhante ao do café, mas sem os seus efeitos colaterais.

 

No entanto, os benefícios do chá mate vão além disso. Confira oque essa poderosa erva pode fazer pela sua saúde.

 

Rico em antioxidantes

O chá mate é rico em antioxidantes, Possui cerca de 90% mais antioxidantes do que o chá verde. Por isso, pode retardar os sinais de envelhecimento, desintoxicar o sangue e prevenir muitos tipos de câncer. Além disso, também ajuda a reduzir o estresse e a insônia.

 

Melhora sua capacidade de foco

Os defensores do chá mate dizem que os minerais, vitaminas, antioxidantes , ácidos e polifenóis encontrados nesta bebida têm um efeito de equilíbrio sobre a cafeína que contém. Os usuários relatam aumento da energia mental, clareza e foco, mas também dizem que a erva-mate não causa nenhum dos efeitos colaterais desconfortáveis ​​associados ao consumo de bebidas com cafeína (dores de cabeça, dor de estômago e nervosismo).

 

Melhora a resistência física

Os compostos químicos e os nutrientes no chá de erva mate afetam nosso metabolismo para fazer com que o corpo use carboidratos de forma mais eficiente. Isso significa que podemos obter mais energia dos alimentos que consumimos. O consumo regular de erva-mate também ajuda a evitar que o ácido lático se acumule nos músculos, diminuindo a dor após o treino.

 

Melhora na digestão

Os povos nativos da América do Sul usaram há muito tempo o chá da erva mate como um remédio natural contra doenças digestivas. Isso porque a erva mate ajuda a digestão estimulando o aumento da produção de bile e outros ácidos gástricos. Além disso, ajuda a manter o seu cólon limpo para uma eliminação efetiva e eficiente de resíduos. Também ajuda a reduzir as bactérias do estômago que podem contribuir para o mau hálito.

 

Ajuda a controlar o seu peso

Este é um dos benefícios do chá mate que mais atrai a atenção. Essa poderosa erva possui qualidades estimulantes para promover a saciedade mais cedo depois que começamos a comer. Além disso, retarda a digestão para que o estômago permaneça completo por mais tempo. Combinando erva-mate com uma dieta saudável e exercício regular pode ajudar a aumentar seu metabolismo para queimar mais calorias. Você também queimará mais calorias acumuladas das células de gordura como combustível.

 

Esse artigo sobre os benefícios do chá mate foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply