Benefícios do chá de guaco: veja o que ele pode fazer por você

Com certeza você já deve ter ouvido os mais antigos falarem sobre o chá de guaco, não é mesmo? Pois é, os benefícios do chá de guaco já são conhecidos há muito tempo, fazendo do guaco um excelente remédio natural para o tratamento de diversos males.

 

Mas e você, conhece todos os benefícios do chá de guaco? Sabe o que essa poderosa planta medicinal pode fazer em favor de sua saúde? Acompanhe nosso artigo e conheça tudo o que o chá de guaco pode fazer.

 

 

O poder do guaco

 

O guaco é uma planta com muitos poderes medicinais. É confiadamente recomendado para auxiliar no tratamento de problemas relacionados principalmente ao sistema respiratório.

 

Sua ação é justificada por causa de uma substância presente em sua composição chamada cumarina. Assim sendo, a cumarina é rica em propriedades bronco dilatadoras e expectorantes, promovendo a dilatação das vias aéreas. Além disso, o chá de guaco também é indicado para reduzir o acúmulo de muco que é responsável por entupir o nariz e a garganta.

 

Mas engana-se quem pensa que os benefícios do chá de guaco param por aí. Esse poderoso chá medicinal também ajuda na eliminação de toxinas e bactérias, que são altamente prejudiciais ao nosso organismo. Isso acontece por causa de suas propriedades sudoríferas, que também promovem a diminuição da retenção de líquidos.

 

Dessa forma, os poderes mais conhecidos do guaco em favor de nossa saúde são:

 

  • antiasmático
  • antirreumático
  • antisséptico
  • bronco-dilatador
  • cicatrizante
  • expectorante
  • febrífugo
  • sudorífero

 

 

benefícios do chá de guaco

 

Os benefícios do chá de guaco

 

Como já vimos, o guaco é excelente para tratamentos diversos, principalmente os relacionados às vias respiratórias. Diante desses problemas, o chá de guaco é a melhor opção na medicina alternativa natural para um tratamento muito eficaz.

 

Assim sendo, os benefícios do chá de guaco ajudam a combater: gripes e resfriados, febre alta, tosses, asma, bronquite, rouquidão, alergias, infecções de garganta, infecções da pele, reumatismo etc.

 

Mas além dos problemas relacionados às vias respiratórias, o chá de guaco também é um excelente remédio para ajudar a evitar o surgimento de cáries. Esse tratamento caseiro é feito com bochecho feito com as folhas maceradas em água.

 

 

 

Como consumir o chá de guaco

 

O chá de guaco deve ser preparado com suas folhas e deve ser consumido duas vezes ao dia. Há quem goste de usar as folhas para fazer o xarope de guaco, que também é muito eficiente para ser consumido de 4 a 6 colheres por dia.

 

 

Como preparar o chá de guaco

 

Você pode ter os benefícios do chá de guaco a partir das folhas da planta. Para isso, o processo é bem simples. O processo é feito em infusão, ou seja, as folhas não passam pela fervura.

 

Coloque para ferver 1 xícara de água e, em seguida, apague o fogo e coloque 1 folha grande ou 2 folhas pequenas de guaco. Tampe e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Depois disso, está pronto para o consumo. Se preferir, você pode adoçá-lo com mel.

 

Na falta das folhas frescas, as folhas de guaco podem ser facilmente encontradas secas em casas de produtos naturais. Nesse caso, use uma colher para cada xícara de água.

 

 

Os efeitos colaterais do guaco

 

Embora seja um tratamento natural e apesar dos muitos benefícios do chá de guaco, ele é contraindicado para pessoas com problemas no fígado e que consumam medicamentos anticoagulantes. Ele também é contraindicado para mulheres grávidas e em fase amamentação.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de guaco foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de saúde com os melhores tratamentos medicinais naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *