Benefícios do chá de bardana – a poderosa raiz medicinal

Embora seja consumida no Brasil, a grande popularidade da bardana se concentra nos países da Europa e Ásia. É por isso que os benefícios do chá de bardana são conhecidos em tantos lugares. O motivo de tanta popularidade? Seus benefícios à saúde e um gosto adocicado nos pratos. Sim, a bardana é comestível e comumente consumida em forma de alimento em muitos países, principalmente os Asiáticos. Além disso, seus poderes medicinais podem trazer muitos benefícios à nossa saúde.

 

E então, você conhece os benefícios do chá de bardana? Sabe como fazê-lo? Acompanhe nosso artigo e conheça o poder curativo dessa planta milagrosa.

 

 

O que é a bardana

 

Também conhecida como “gobó”, a bardana possui propriedades que trazem muitos benefícios à nossa saúde. Esta é uma planta que tem um poder desintoxicante muito grande e suas raízes são capazes de fazer uma verdadeira limpeza em nosso corpo.

 

Esta planta é uma das mais antigas usadas medicinalmente, e é muito popular na Europa e na Ásia. Inclusive, ela era muito popular no passado para a tratamento do sarampo pelos antigos praticantes medicinais chineses. Trata-se de uma planta tão benéfica que pode ser usada para diversos tratamentos.

 

E não é apenas para tratamentos medicinais que a bardana é popular, não. Além de fazer chá da raiz de bardana, os japoneses também a consomem in natura, como ingrediente para diversos pratos. Todas as partes da bardana podem ser consumidas: as raízes possuem um gosto mais adocicado, já as flores e folhas lembram o gosto da alcachofra.

 

Quanto suas propriedades medicinais, podemos destacar as ações:

 

  • Diuréticas
  • Laxativas
  • Antissépticas
  • Depurativas
  • Diaforéticas
  • Estomáquicas
  • Antidiabéticas

 

 

benefícios do chá de bardana

 

Os benefícios do chá de bardana

 

Existem muitos tratamentos que podem ser feitos com o chá da bardana, por causa do seu forte poder anti-inflamatório. Por isso, é excelente para tratamento da artrite.

 

Sua forte ação depurativa é excelente para limpar o sangue e também tratar de casos de insuficiência hepática, por conta da limpeza feita no sangue. Por isso também é indicado para tratamento tópico de dermatoses. Veja a seguir os demais tratamentos indicados para a bardana.

 

 

Úlceras da pele

 

Devido às suas propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, a raiz de bardana é um excelente remédio natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, psoríase e dermatite. Nesses casos, você pode fazer aplicações do chá sobre a pele.

 

Problemas capilares

Um dos problemas tratados pela raiz de bardana é a caspa. Além disso, ela também ajuda no condicionamento do couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo. Você pode lavar os cabelos e depois aplicar o chá da bardana no couro cabeludo com o auxílio de um pente e algodão.

 

 

Pedras nos rins

 

Um dos grandes benefícios do chá de bardana é que ele ajuda a estimular e tonificar o sistema renal. Por conta disso, o seu chá irá garantir com que as toxinas sejam liberadas. Além disso, sua ação diurética potencializa o tratamento de insuficiência renal.

 

Pressão arterial alta

 

A bardana contém níveis baixos de sódio e alto nível de potássio. O potássio irá remover a água dos músculos, abaixando a pressão arterial.

 

Surgimento do câncer

 

A raiz da bardana é capaz de impedir metástases e prevenir a recorrência do câncer. Isto acontece por conta de seu poder antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante.

 

 

Problemas com o fígado em geral

 

O chá da bardana é indicado também para o tratamento do fígado. Ele irá atuar no organismo limpando o fígado de produtos químicos e toxinas. Ele aumenta a produção da bile que, além de promover a limpeza, também previne a hepatite.

 

 

Como preparar o chá da barnada

 

Para ter os benefícios do chá da bardana é muito simples. Coloque 30 g de raiz de bardana em três xícaras de água fervente. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 30 minutos. Coe e beba duas vezes ao dia.

 

 

 

Contraindicações

 

Apesar dos benefícios do chá de bardana, é preciso ficar atento às contraindicações. Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o consumo da bardana, podendo estimular contrações uterinas.

 

Também é contraindicada a pessoas que tenham se submetido recentemente a cirurgias ou que estão prestes a realizar. Isso porque a bardana pode provocar o aumento do sangramento.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de bardana foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *