Benefícios do chá de arruda: a erva multiuso

Ela tem o cheiro forte, é famosa desde a antiguidade e usada para fins medicinais e de curas espirituais. Já sabe de quem estamos falando? Sim, estamos falando da arruda. Essa erva tão conhecida e tão benéfica para a nossa saúde deve ser de conhecimento de todos e os benefícios do chá de arruda vão além do que você imagina.

 

Portanto, se você quer conhecer tudo o que a arruda pode fazer em benefícios da sua saúde, acompanhe nosso artigo. Nós vamos mostrar todos os benefícios do chá de arruda e como fazê-lo.

 

 

Para que serve a arruda

 

Seu nome científico é ruta graveolens e trata-se de uma planta medicinal pertencente à família rutaceae. A arruda é composta de óleo essencial (limoneno, pineno, ácido anísico, fenol), flavonoides, hipericina, furanocoumarinas, alcaloides, tanino, pectina, colina e ferro. Dessa forma, podemos encontrar as seguintes propriedades terapêuticas:

 

  • adstringente
  • analgésica
  • antiasmática
  • antiepiléptica
  • antiespasmódica
  • anti-helmíntica
  • anti-hemorrágica
  • anti-histérica
  • anti-inflamatória
  • antinevrálgica
  • bactericida
  • calmante
  • carminativa
  • cicatrizante

 

 

Além dos benefícios medicinais, estamos falando também de uma erva cercada de misticismo, que desde a antiguidade é utilizada para combater malefícios como inveja, mau-olhado e feitiçarias. Também é muito usada para benzimentos, além de ser colocada perto das portas de entrada para proteção energética.

 

 

Podemos dizer que a arruda é uma erva completa, pois ela serve tanto para tratamentos medicinais naturais como também para tratamentos espirituais. Portanto, as possibilidades de uso terapêutico e medicinal através da arruda são tantos, que podemos fazer tratamento com o chá de arruda, com o óleo essencial de arruda, unguento, óleo ou creme de massagem  e até mesmo banho de descarrego. No entanto, são os benefícios do chá de arruda que serão abordados nesse artigo.

 

 

Os benefícios do chá de arruda

 

O chá de arruda possui propriedades calmantes que ajudam no momento do relaxamento e por conta disso, também é bastante indicado para alívio de dores de cabeça, principalmente as de origem nervosa. Também é excelente para o combate às dores reumáticas e também para o tratamento de nevralgias, promovendo uma desinflamação dos nervos.

 

Outros dos muitos benefícios do chá de arruda é o combate à asma, funcionando como um corticoide natural e evitando crises asmáticas. Para a pneumonia causada por bactérias, o chá de arruda ajuda é um ótimo remédio, pois atua no combate às bactérias ou gripes mal curadas devido à secreções no pulmão. Também possui ação antibiótica natural. Além disso, seu poder anti-inflamatório também auxilia no combate às crises de dor de garganta, gota, reumatismo, artrite, artrose e dores de ouvido.

 

Um dos usos mais comuns do chá de arruda é também para regular a menstruação. Isso, porque ela ajuda a fazer regularização do ciclo quando está em escassez. A ação do chá de arruda irá provocar a menstruação quando esta estiver atrasada. Seu efeito é tão forte, que mulheres gestantes devem evitar tomar este chá, por conta de sua ação abortiva.

 

Ele é também utilizado para ação tópica, ou seja, o chá pode ser aplicado sobre a pele para fortalecimento de vasos capilares fracos. Além disso, podem ser feitas compressas para serem aplicadas em feridas e até mesmo para combate a piolhos.

 

Em geral, os benefícios do chá de arruda também ajudam a combater a prisão de ventre, inchaço nas pernas, insônia, câimbras, incontinência urinária, flebites, abcessos e até mesmo erisipela.

 

Contraindicações

 

A arruda possui um efeito abortivo muito forte, portanto, não deve ser usada durante a gravidez. Também é vetado o seu consumo durante a fase de lactação. O uso interno não deve ser feito por crianças, idosos ou por pacientes com doenças cardíacas ou renais.

Doses elevadas do chá podem causar efeitos colaterais como: vertigens, tremores, gastroenterites, convulsões, hemorragias uterinas, vômitos, salivações, edema na língua, dores abdominais, náuseas e vômitos, secura na garganta, cólicas, depressão do pulso, contração da pupila e sonolência.

 

benefícios do chá de arruda

Como fazer o chá de arruda

 

  • 1 colher de sobremesa de folhas de arruda
  • 1 xícara de água fervente

Coloque as folhas em uma xícara de chá e adicionar a água fervente. Cubra e deixe em infusão por cerca de 10 minutos.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de arruda foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *