Banho quente: conheça os benefícios e como fazer

Existem pequenos e simples momentos que podem nos fazer um grande bem. Por isso é tão importante valorizarmos os pequenos momentos de nossa vida. Um deles pode ser aquele tempo que você tira para tomar um delicioso banho quente. Além de ser muito reconfortante, ele também proporciona muitos benefícios à nossa saúde.

 

Nesse artigo, nós vamos falar sobre os benefícios que existem com a prática do banho quente e como você deve fazê-lo.

 

Hidroterapia

 

A hidroterapia já vem sendo praticada há séculos. Para isso, tanto o uso de água quente como a fria pode ter efeitos altamente benéficos sobre o corpo. A água fervente pode ser obtida naturalmente de uma fonte termal, por exemplo. Já a crioterapia, pode ser feita com banhos de gelo, e podem ajudar a aliviar a tensão muscular de muitos atletas.

 

Mas é claro que existem soluções caseiras para recebermos todos os benefícios desses banhos. Nesse artigo nós vamos falar especificamente sobre os benefícios do banho quente e se você quiser conhecer os benefícios do banho frio, você pode encontrá-lo nesse artigo.

 

banho quente

Os benefícios do banho quente

 

Além de reconfortante, o banho quente nos fornece muitos benefícios. Confira alguns deles.

 

 Melhora a circulação sanguínea

 

Colocar o corpo em contato com água quente é um tipo de “exercício” para os vasos sanguíneos. Isso ocorre porque a água cria uma pressão física sobre o corpo e, dessa forma, aumenta a capacidade do nosso coração. Isso significa que quando estamos dentro da água quente, nosso coração funciona mais rápido e mais intensamente, contribuindo para uma melhora considerável na circulação sanguínea.

 

Ajuda a dormir melhor

 

A água quente possui uma grande ação relaxante. Por isso é excelente para nos ajudar a pegar no sono, principalmente quando estamos em dificuldades para isso.  Quando nosso corpo tenso entra em um banho quente, a água em temperatura elevada aumenta a temperatura corporal, relaxando assim os nossos músculos. Com isso, não somente somos beneficiados fisicamente com o relaxamento dos músculos, como também nos acalma mentalmente.

 

Diminui a pressão arterial

 

Estudos recentes mostraram que a imersão em um banho quente pode diminuir a pressão arterial. Este é um ótimo método para pessoas que sofrem com problemas de pressão alta. O estudo comprovou que esse resultado é possível a dilatação dos vasos sanguíneos promovida pelo calor com o efeito da pressão hidrostática. No entanto, mesmo que este tratamento natural pareça fácil e simples, deve ser feito sob orientação médica, pois esse banho também aumenta os batimentos cardíacos.

 

Contribui para a perda de peso

 

Estudos têm comprovado que diabéticos que mergulham em uma banheira de hidromassagem quente puderam reduzir seus níveis de açúcar e glicose no sangue. O estudo descobriu que a imersão em um banho quente por cerca de 20 a 30 minutos, 6 dias por semana, fez com que os participantes perdessem quase 2 quilos por mês.

 

Limpeza da pele

 

Um bom mergulho em água quente pode abrir os poros em nossa pele, e se a água estiver limpa, pode entrar e lavar uma parte da sujeira e toxinas da nossa pele. O resultado é uma pele mais saudável e limpa.

 

Alívio das dores de cabeça

 

Existem vários tipos de dor de cabeça. Alguns deles são causados ​​pelo estreitamento dos vasos sanguíneos na cabeça. O efeito positivo da água quente em nossos vasos sanguíneos pode ser usado para aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e levar embora a nossa dor de cabeça.

 

Reconforto e relaxamento

 

Muitas pessoas vivem acumuladas de pressão e estresse. Um banho quente ao fim do dia pode ser aquele alívio de que tanto precisamos. Além disso, uma banheira de hidromassagem é uma ótima maneira de reduzir a ansiedade diária também.

 

Diminui os sintomas da tosse e gripe

 

O vapor de um banho quente pode secar o muco acumulado em nossa garganta, que é uma das razões mais comuns para a tosse contínua. Além disso, um banho quente também pode aliviar os sintomas da gripe.

 

Como tomar o banho quente

 

Existem muitos benefícios que encontramos através dos banhos de imersão. Portanto, o banho quente feito na banheira pode proporcionar excelentes resultados. Na ausência da banheira, você pode fazer o seu banho quente debaixo do chuveiro, permanecendo por cerca de 15 a 20 minutos.

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho quente? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar



12 motivos para usar a BABOSA


Leave a Reply