Banho quente dá espinha: mito ou verdade?

Muitas pessoas se perguntam se o banho quente dá espinha, e o que deve ser feito para evitá-la. Mas antes de aprendermos como combatê-la, precisamos entender o que são elas.

 

Se você olhar o seu rosto em um espelho bem de perto, poderá ver pequenos buracos na sua pele. Estes são chamados de poros, e dentro deles você encontrará: óleo, células mortas da pele, bactérias.

 

Esses elementos são normais e sempre estiveram lá antes de nascerem as espinhas. O óleo, por exemplo, não é um inimigo de nossa pele. Ao contrário, é ele quem evita que nossa pele fique seca.

 

Porém, em determinado momento, a pele pode começar a produzir óleo em excesso e, com isso, aumentar a quantidade das células mortas. Essa ação irá promover um entupimento dos poros, que irá gerar as tão indesejadas espinhas.

 

Vamos saber então se o banho quente dá espinha realmente ou se é apenas um mito.

 

 

Afinal, o banho quente dá espinha?

 

A água quente em contato com nossa pele pode, sim, contribuir para uma piora nas espinhas. Mas por que isso acontece? A água em temperatura elevada acaba removendo a proteção natural da pele e ressecando-a ainda mais.

 

Ainda que a gente tenha a sensação de que a água quente esteja “desengordurando” nossa pele, na verdade ela estará dilatando ainda mais os nossos poros. E isso para quem tem espinhas não é bom, pois os poros dilatados acabam abrindo espaço para mais sebo.

 

Além disso, com a água quente a pele acaba produzindo uma quantidade ainda maior de sebo, em uma tentativa de auto proteger-se. Portanto, se você ainda tem dúvidas se o banho quente dá espinha, procure evitá-los daqui para frente.

 

A importância da higiene correta no combate às espinhas

 

As acnes, também conhecidas como espinhas, não são apenas uma condição facial. Na verdade, elas podem aparecer em outras partes do corpo, como ombros, braços e costas. Estas áreas possuem glândulas que produzem óleo e, se um regime de higiene constante não é seguido, as espinhas podem surgir como o resultado de infecções que venham a ocorrer.

 

No entanto, uma higiene adequada pode prevenir o surgimento das espinhas e até mesmo combatê-las. Portanto, nunca negligencie sua rotina de higiene pessoal e promova limpezas efetivas em sua pele.

 

Como cuidar da pele com espinhas

 

Existem muitas maneiras de se manter uma pele bem higienizada. Através de algumas dicas simples, você poderá mantê-la bem cuidada, pronta para afastar as espinhas.

 

Tome o seu banho com água morna a fim de abrir os poros. Isso ajudará a lavar a sujeira, as bactérias, o óleo e os produtos químicos que se encontram nos poros. Mas aqui está o pulo do gato. Em seguida, você deve tomar uma ducha de água fria, para que os poros sejam fechados. Faça esse processo duas vezes ao dia.

 

Dê preferência para sabonetes, shampoos e produtos de limpeza feitos de ingredientes naturais que contenham vitamina E e antioxidantes. Não esfregue a pele, pois esfregar pode irritá-la ainda mais. Opte pelas versões neutras de sabonete ou com enxofre, que têm propriedades antibacterianas.

 

Após cada banho, você pode aplicar no corpo algum creme que contenha peróxido de benzoíla em sua composição. Use-o nas áreas do corpo cobertas pelas espinhas, pois esse tipo de creme pode matar as bactérias. No entanto, procure seu médico antes de fazer este procedimento.

 

Certifique-se de remover todos os resíduos de sabão do seu corpo, especialmente quando tomar um banho. Se você não remover todo o sabão isso poderá agravar ainda mais as espinhas, especialmente nas costas, onde é mais difícil chegar.

 

Sempre lave suas toalhas imediatamente após ter tomado banho, a fim de evitar a criação de bactérias.

 

Compre uma esponja de banho de boa qualidade com alguma textura. O uso de uma esponja texturizada esfoliará sua pele, que removerá as células mortas, impedindo o surgimento de espinhas. No entanto, não use a esponja de forma brusca. Lembre-se de que você não deve esfregar sua pele.

 

Os banhos de vapor como as saunas, podem ajudar no tratamento das espinhas. Isso, porque o vapor irá abrir e limpar os poros, aumentando a circulação sanguínea. Isso irá trazer mais oxigênio e nutrientes para a superfície da pele. É aconselhável tomar banho imediatamente após um banho de vapor a fim de remover o suor. Antes de considerar este método de tratamento, é sempre aconselhável solicitar o seu médico ou dermatologista.

 

Agora você já sabe se de fato o banho quente dá espinha? Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *