Banho para infecção urinária: aprenda a fazer em casa

A infecção urinária é um problema que ocorre em qualquer parte do seu sistema urinário, causando bastante desconforto. Embora o médico deva ser consultado para tratar essa infecção, algumas pessoas optam por algumas soluções caseiras que podem ajudar muito no tratamento. Uma dessas opções é o banho para infecção urinária, que você pode fazer em casa e sem gastar muito dinheiro.

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa infecção que atinge principalmente as mulheres. Aprenda também como preparar o banho para infecção urinária e como fazer uso dele em casa.

 

O que é a infecção do trato urinário

 

Esse é o tipo de infecção causada por micróbios. Estes são organismos muito pequenos para serem vistos sem um microscópio. Embora a maioria das infecções do trato urinário seja causada por bactérias, algumas são causadas por fungos e em casos raros por vírus. Estão entre as infecções mais comuns em seres humanos.

As infecções urinárias geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Embora o sistema urinário tenha sido projetado para manter esses invasores microscópicos, essas defesas às vezes falham. Quando isso acontece, as bactérias podem se apoderar e se transformar em uma infecção completa.

Nosso trato urinário é composto de rins, ureteres, bexiga e uretra, e a infecção urinária pode ocorrer em qualquer um deles. A maioria afeta apenas a uretra e a bexiga, no trato inferior. Mas também podem envolver ureteres e rins, no trato superior – mais raras, porém mais severas.

As mulheres correm maior risco de desenvolver esse tipo de infecção. Isso acontece porque a uretra feminina é próxima da vagina. Por isso, infecções sexualmente transmissíveis, como herpes, gonorreia, clamídia e mico plasma podem provocar a infecção urinária.

 

Os sintomas da infecção urinária

 

Cada tipo de infecção urinária pode resultar em sinais e sintomas mais específicos, dependendo da parte do trato urinário afetada. Além disso, nem sempre causam sinais e sintomas, mas quando apresentam, podem incluir:

  • sensação de ardor ao urinar
  • aumento da frequência de micção
  • maior urgência de urinar
  • urina sangrenta
  • urina turva
  • urina que parece cola ou chá
  • urina que tem um forte odor
  • dor pélvica em mulheres
  • dor retal em homens
  • desejo forte e persistente de urinar
  • urina aparentemente vermelha (sangue na urina)
  • dores pélvicas em mulheres
  • desconforto no abdome inferior

 

banho para infecção urinária

 

Forma caseira de tratar a infecção urinária

 

Diante da constatação da infecção do trato urinário, o tratamento deve ser feito através de medicamentos receitados pelo médico. Porém, existem alguns tipos de tratamentos caseiros que podem ajudar muito no processo de cura.

Um tratamento muito eficaz para combater esse problema é o banho para infecção urinária. Trata-se, na verdade, de um banho de assento, feito à base de ingrediente que combatem a infecção interna. Vamos aprender a prepará-lo.

 

Banho para infecção urinária

 

Este banho, que na verdade é um banho de assento, é poderoso para curar infecções vaginais e até hemorroidas. Esse banho irá promover um equilíbrio do pH da região íntima, evitando ou interrompendo a proliferação de bactérias causadoras do problema.

O banho de assento nada mais é do que uma lavagem externa da vagina em água morna. Esse banho geralmente contém alguma substância antisséptica que irá tratar o problema.

 

Como fazer o banho para infecção urinária

 

Para fazer o banho, nós vamos usar dois produtos que são excelentes para combater esse tipo de infecção: folha de abacateiro e camomila. As folhas do abacateiro são ricas em propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas. Por sua vez, a camomila, um excelente calmante natural, e também ajudará a aumentar a produção de urina, diminuindo o desconforto causado pela infecção.

Para fazer o banho para infecção urinária, você irá precisar de:

  • 1litro de água
  • 2 colheres (sopa) camomila
  • 1 punhado de folhas de abacateiro

Você deverá ferver a água juntamente com a camomila e as folhas de abacateiro por minutos. Despeje essa água em uma bacia, que tenha o tamanho certo para que você se sente dentro. Depois disso, entre na bacia sentando-se com as pernas entreabertas, permanecendo por uns 20 minutos.

Faça esse banho todos os dias, até que melhorem os sintomas.

 

Gostou do nosso artigo sobre o Banho para Infecção Urinária? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply