Banho para herpes genital: aprenda a fazer em casa

O herpes genital é uma infecção viral crônica e contagiosa, mas existem vários remédios caseiros que você pode usar para ajudar a aliviar a dor, coceira e desconforto de um surto. Um deles é o banho para herpes genital, que irá contribuir significantemente para o tratamento.

Assim sendo, acompanhe nosso artigo e saiba como fazer esse banho para herpes genital. Você pode prepará-lo de em casa, de uma forma muito simples.

 

O que é a herpes genital

 

O herpes genital é uma infecção viral caracterizada por surtos de bolhas e feridas em torno de sua área genital. Esse problema pode ser desencadeado após ter relações sexuais (vaginais, anais ou orais) com alguém infectado com um dos vírus que causam a herpes genital.

Uma vez que você está infectado com esse vírus, ele irá permanecer em seu corpo para sempre, mesmo após o surto desaparecer. Algumas pessoas com herpes genital têm surtos de feridas genitais que continuam voltando, devido ao fato de o vírus se tornar ativo novamente.

Mas também pode haver pessoas que não apresentam sintomas e nem saibam que têm o vírus em seu corpo. Nesse caso, é possível transmitir o vírus a parceiros sexuais, mesmo que você não tenha apresentado nenhum sintoma.

É possível tratar herpes, mas uma vez que você tenha adquirido a doença, você sempre a terá. Quando os sintomas aparecem, nós chamamos de surto e o primeiro geralmente é o pior. A maioria das pessoas pode ficar anos sem nenhum surto. Ou então, pode acontecer de eles ficarem mais leves e ocorrerem com menos frequência ao longo do tempo.

A pessoa portadora da herpes genital pode continuar fazendo sexo. Porém é preciso informar ao parceiro sobre a existência do vírus. Além disso, usar um preservativo é a melhor solução durante as relações sexuais. Mas, atenção: nunca tenha relações sexuais durante um surto!

 

Sintomas da herpes genital

 

A pessoa geralmente irá sentir uma coceira em torno de seus órgãos genitais. Isso geralmente é seguido por bolhas dolorosas e pequenas que aparecem e deixam feridas que podem até sangrar. A maioria das pessoas percebe os sintomas dentro de poucas semanas depois de pegar o vírus de outra pessoa. A primeira vez que acontece, você também pode ter febre, dor de cabeça ou outros sentimentos gripais.

 

O que usar para aliviar a herpes genital

 

Existem alguns ingredientes que podem ser acrescentados ao seu banho para herpes genital que irá contribuir significantemente para a melhora dos sintomas. Saiba quais são.

  • Sal de Epsom – Também conhecido como sulfato de magnésio. É o principal ingrediente para compor o banho para herpes genital. Ele não só ajuda a relaxar os músculos doloridos, como contém propriedades curativas. Além disso, ajuda a limpar, aliviar a coceira e secar as feridas provocadas pela herpes.
  • Aloe Vera – Nossa famosa babosa. Trata-se de um calmante natural, que irá promover alívio das irritações.
  • Tomilho – Ajuda a combater o vírus da herpes.
  • Óleos essenciais – São bem conhecidos por suas propriedades de cura para todos os males. No caso da herpes genital, os mais indicados são o limão, bergamota e lavanda.

Embora você possa se sentir deprimido e desanimado quando diagnosticado com o vírus do herpes genital, é possível com o tratamento certo e um estilo de vida saudável para reverter os efeitos desta condição indesejável.

 

O banho para herpes

 

Para quem não sabe, o banho para herpes é um banho de assento poderoso para aliviar os sintomas da doença. Principalmente durante o surto. Esse banho irá trazer conforto e refrigério, também aliviando as dores.

 

banho para herpes genital

 

Como preparar o banho para herpes

 

Este tratamento é muito parecido com o banho para hemorroidas, pois trata-se de um banho de assento que leva o sulfato de magnésio (sal de Epsom) como ingrediente principal.

Para preparar o seu banho para herpes, você irá precisar de:

  • 2 litros de água morna
  • 1 colher de sopa de sulfato de magnésio (sal de Epsom)
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 3 gotas de óleo essencial de limão

Depois de ferver e amornar a água, acrescente nela todos os ingredientes. Coloque essa mistura em uma bacia de tamanho suficiente para você se sentar. Misture muito bem os ingredientes, para que eles fiquem bem dissolvidos. Você não deve sentir nenhum sal no fundo da bacia.

Sente-se nessa água e permaneça por 15 a 20 minutos. Após o banho, assegure-se de secar bem a área afetada, pois a umidade prolonga as feridas sintomáticas.

 

Gostou no nosso artigo “Banho para herpes genital”? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply