Banho para dor de cabeça: aprenda como fazer

Sabe aquela hora em que tudo o que você menos precisa é de uma dor de cabeça? Pois bem, ela não tem hora para chegar e nos pega a qualquer momento do dia. Dependendo de sua intensidade, fica impossível realizar qualquer atividade, principalmente quando ela se faz duradoura. Nesse caso, um bom banho para dor de cabeça pode ser o perfeito aliado.

 

A dor de cabeça é um mal que atinge a todas as pessoas, e a gente bem sabe o quanto essa dor é desagradável. Mas além de analgésicos e uma infinidade de remédios que carregamos na bolsa para essas horas, é possível também combater esse mal de uma forma natural, através de um banho para dor de cabeça.

 

Acompanhe nosso artigo e conheça as melhores opções caseiras para combater a dor de cabeça com banhos direcionados que irão proporcionar um alívio nesse momento.

 

 

O que é a dor de cabeça

 

Também conhecida como cefaleia, a dor de cabeça é uma dor que ocorre em determinadas regiões de nossa cabeça. Ela podem ocorrer em apenas um lado ou, em alguns casos, é possível sentirmos essa dor nos dois lados da nossa cabeça, como se estivesse irradiando de um lado para outro.

 

Ela pode ir surgindo aos poucos, ou também pode nos surpreender de repente, podendo durar horas ou até mesmo dias.

 

Na verdade, existem cerca de 200 tipos de dores de cabeça, e para cada caso existe um tratamento específico, que será determinado a partir de detectada a causa dessa dor. Dentre as principais causas, temos:

 

  • Excesso de estresse
  • Dores na coluna
  • Aumento da temperatura
  • Sono desregulado
  • Ansiedade
  • Sintomas de várias doenças (sinusite, por exemplo)
  • Falta de alimentação
  • Excesso de gorduras e carboidratos
  • Esforço exagerado, dentre outras

 

banho para dor de cabeça

Tratamento para a dor de cabeça

 

Existem várias formas de tratamento para dor de cabeça. O tratamento medicamentoso básico inclui o uso de analgésicos e, em casos agudos, é necessário um acompanhamento para um tratamento a longo prazo. No entanto, há quem acabe optando pelas formas de tratamento naturais, que servem como um bom coadjuvante na luta contra a cefaleia. Um desses tratamentos naturais é através do banho para dor de cabeça, com resultados muito positivos.

 

Assim sendo, conheça a seguir alguns tipos de banho para dor de cabeça que você poderá tomar assim que a dor aparecer.

 

 

Tipos de banho para dor de cabeça

 

Conheça alguns dos melhores tipos de banho para dor de cabeça que você pode fazer em casa e a qualquer momento. Além de fáceis, são muito eficazes.

 

 

Banho para dor de cabeça com hortelã pimenta

 

Para quem não sabe, a hortelã pimenta possui efeito expectorante e altamente energizante. Por causa disso, dentre muitos benefícios que ele nos proporciona à saúde, é também bastante indicado para trabalhar a nossa estimulação cerebral, além de auxiliar no tratamento. Por conta disso, é um ótimo coadjuvante nos tratamentos naturais da febre, dor de cabeça e náusea.

 

Este banho deve ser feito em uma banheira. Para fazê-lo, encha a banheira com água bem quente e pingue 12 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta, juntamente com algumas folhas da mesma hortelã que devem ser espalhadas pela água.

 

Deixe algum tempo até que a água fique morna e, em seguida, entre na banheira para fazer o seu banho de imersão. Permaneça na banheira por um período mínimo de 20 minutos.

 

Tenha à mão um pequeno recipiente com água fria e uma toalha pequena. Enquanto está na banheira, vá fazendo compressas de água fria em sua testa e têmporas.

 

 

Banho relaxante para dor de cabeça

 

Como vimos, uma das causas da dor de cabeça é o estresse e excesso de tensão e ansiedade. Por isso, um bom banho para dor de cabeça com ação relaxante pode fazer maravilhas por você.

 

Você pode fazer este banho em uma banheira ou, se não tiver, pode fazer um escalda pés relaxante, usando os mesmos ingredientes do banho.

 

Na banheira, você deverá enchê-la com água morna a quente, desde que em temperatura agradável à sua pele. Pingue 12 gotas de óleo essencial de alecrim e, se tiver, espalhe pela água algumas folhas dessa erva in natura.

 

Enquanto está na banheira, vá massageando a testa e têmporas com uma gota do óleo essencial de alecrim ou cravo. Após o banho, tome uma xícara de chá de alecrim com sálvia.

 

Para o escalda pés, ou pedilúvio quente, você deverá encher uma bacia com água quente, com uma quantidade que seja suficiente para imersão dos seus pés. Acrescente a essa água 5 gotas de óleo essencial de alecrim, acrescentando algumas folhas da erva.

 

Coloque seus pés dentro dessa bacia em uma posição confortável que permita um bom relaxamento. Não tenha pressa, esse momento é só seu. Se preferir, aproveite para fazer uma automassagem em seus pés utilizando bolinhas de gude no fundo da bacia. Dessa forma, você poderá friccionar a planta de seus pés sobre elas, estimulando a reflexologia.

 

Permaneça com os pés na água por cerca de 20 minutos. Ao retirá-los da água, finalize com uma boa massagem com gel ou óleo essencial à base de cravo.

 

Conheça outra forma de banho relaxante aqui.

 

Banho morno para dor de cabeça

 

Este banho deve ser feito embaixo do chuveiro, e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça. Para isso, entre no chuveiro e deixe que a água caia diretamente sobre a sua cabeça por alguns minutos. Você irá perceber uma sensação de conforto e bem-estar imediatos.

 

Feito isso, vá para um local calmo com pouco barulho e à meia luz, onde consiga ter alguns minutos de descanso. Force-se a dormir um pouco e sua dor de cabeça pode desaparecer milagrosamente quando você acordar. Feche as cortinas e deite-se na cama ou no sofá. Feche os olhos e procure relaxar a pressão nos ombros, no pescoço e nas costas. Limpe sua mente, concentre-se na sua respiração e tente dormir. Se preferir, coloque uma música instrumental bem baixinha ao fundo.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho para dor de cabeça? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

 

Leave a Reply