Banho para catapora: aprenda a fazer em casa

Muitas pessoas ficam apavoradas diante do surgimento dos primeiros sinais da catapora, principalmente por causa dos sintomas tão desagradáveis que ela provoca. Para isso, um bom banho para catapora pode ser a solução caseira para alívio dos sintomas, como a terrível coceira, por exemplo.

Geralmente, a catapora tende a surgir nas crianças, mas também pode ocorrer com os adultos. O principal sinal revelador da catapora é o surgimento de erupções cutâneas com bolhas vermelhas e excessiva coceira. Mas não é algo com que precisemos nos preocupar, visto que a pessoa afetada tende a recuperar-se em um período de 1 a 2 semanas.

 

O que é a catapora

 

Também conhecida como varicela, a catapora é uma infecção causada pelo vírus Varicelazóster, da mesma família da Herpes. Trata-se de uma infecção altamente contagiosa, e é caracterizada por bolhas vermelhas com coceira que aparecem em todo o corpo.

A catapora atinge, na maioria das vezes, as crianças, em alguns casos, também adultos. No entanto, essa infecção geralmente ela não se repete. Ou seja, é muito raro que a pessoa infectada volte a ter catapora mais de uma vez. Principalmente depois que a vacina contra a catapora foi introduzida nos anos 90.

 

Os sintomas da catapora

 

Para identificarmos o surgimento da catapora, precisamos ficar atentos aos seus sintomas. Os principais são:

  • febre
  • dor de cabeça
  • perda de apetite
  • erupção cutânea (com coceira)

Somente após um ou dois dias depois de experimentar os primeiros sintomas (febre, dor de cabeça e perda de apetite) é que surgirá a erupção cutânea. Esta se desenvolverá da seguinte maneira:

  • Aparecimento de colisões vermelhas ou rosadas ​​em todo o corpo.
  • As colisões tornam-se bolhas cheias de líquido que escorre.
  • Essas colisões ou erupções da pele tornam-se grosseiras, começam a expelir e então começa o processo de cura.

O período de contágio da doença dura enquanto o corpo estiver cheio de bolhas e a duração da infecção é de aproximadamente 14 dias. Algumas crianças podem apresentar poucas lesões, enquanto outras podem desenvolver uma maior quantidade das mesmas, que se espalham por todo o corpo. A catapora é geralmente leve, especialmente em crianças. Mas em casos graves, as bolhas podem se espalhar pelo nariz, boca, olhos e até genitais.

 

banho para catapora

 

Como tratar a catapora

 

A maioria das pessoas diagnosticadas devem seguir orientações médicas. O tratamento geralmente é feito com o auxílio de antivirais, anti-histamínicos ou pomadas tópicas. Porém, existem algumas soluções caseiras que ajudam a aliviar os sintomas dessa doença, ajudando a acalmar a pele da coceira, por exemplo.

Uma das formas de alívio desses sintomas é através do banho para catapora, um banho caseiro que irá contribuir para alívio rápido.

 

O banho para catapora

 

Assim como o banho para baixar a febre, existem muitos outros banhos caseiros que podemos fazer para aliviar diferentes sintomas. Esse banho é feito com permanganato de potássio, que ajuda a tratar a coceira e cicatrizar as feridas.

Além disso, por causa da sua forte ação antisséptica, o permanganato de potássio também ajuda a eliminar as bactérias e os fungos da pele, atuando também como um ótimo cicatrizante.

 

Como fazer o banho para catapora

 

Para fazer o seu banho, você irá precisar de:

  • 4 litros de água morna
  • 1 comprimido (100 mg) de permanganato de potássio

Dilua o comprimido na água morna com o cuidado de não deixar o comprimido em contato diretamente com os dedos. Para isso, abra a embalagem em cima da bacia, deixando o comprimido cair diretamente na água. Se preferir, faça isso com auxílio de luvas.

Depois disso, dê o banho normalmente na criança e, em seguida, coloque-a dentro da bacia com a mistura de permanganato de potássio, devendo permanecer nesse banho por cerca de 10 minutos.

Após esse período, seque a criança com o auxílio de uma toalha macia. Não esfregue a pele, evitando irritá-la ainda mais. Faça esse banho todos os dias, até que as feridas desapareçam por completo.

 

Esse artigo sobre o banho para catapora foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply