Banho ocular: aprenda como fazer

Todos os dias nós temos por costume alguns hábitos de higiene, como escovar os dentes, tomar banho, lavar o rosto etc. No entanto, poucas pessoas conhecem os benefícios do banho ocular, uma prática antiga e que é capaz de reduzir o risco de diversas doenças.

 

Por isso, se você ainda não tem o hábito de lavar os seus olhos diariamente, acompanhe o nosso artigo e saiba por que essa prática é tão importante.

 

 

O que é o banho ocular

 

Há mais de um século, profissionais de saúde já recomendam usar os benefícios do banho ocular para aliviar os olhos irritados. Trata-se de um banho feito com elementos que reproduzam as características das nossas próprias lágrimas, proporcionando limpeza e regeneração da superfície dos olhos.

 

Muitas vezes nos encontramos com os olhos irritados, e isso pode ser sinônimo de problemas como pálpebras inflamadas ou pruridos oculares. Em qualquer um desses casos, um banho em nossos olhos é a ação necessária para encontrarmos alívio imediato. As causas da irritação podem ser variadas:

 

  • Secura das condições climáticas
  • Alergias
  • Contato com certas substâncias encontradas no ar
  • Ações microbianas, como a conjuntivite, por exemplo
  • Ar condicionado

 

Assim sendo, o banho ocular é uma forma de banharmos os nossos olhos, a fim de fazermos uma limpeza e hidratação dos mesmos. Essa prática pode ser feita diariamente, como uma forma de prevenção de problemas futuros. Mas caso não tenha esse hábito, o banho nos olhos pode ser feito para minimizar os sintomas de alguma irritação que possa surgir.

 

 

Quais são as indicações do banho ocular

 

Nossos olhos possuem um perfeito sistema natural de proteção através da produção de lágrimas, das pálpebras, cílios e sobrancelhas. No entanto, apesar dessa proteção natural, nossos olhos estão sempre expostos a fatores ambientais capazes de provocar irritações e desconfortos.

 

É nesse momento que entra o banho ocular, que pode ser feito tanto de forma preventiva como para combater sintomas de irritação que tenham surgido. Assim sendo, o hábito de lavar os nossos olhos diariamente é uma prática preventiva, que pode ser feita independente de ter qualquer tipo de problemas na visão.

 

Esse banho também pode – e deve – ser feito quando do surgimento de irritações e problemas oculares, que podem ser: olhos irritados ou cansados, vermelhidão causada pela secura ambiental, uso de lentes de contato, alergias, inflamação causada pelo cloro nas piscinas, conjuntivites, terçol etc.

 

banho ocular

 

Os benefícios do banho ocular

 

São muitos os benefícios que podemos alcançar ao fazer a lavagem em nossos olhos. Alguns deles são:

 

  • Reestruturação do filme lacrimogêneo.
  • Limpeza e remoção de impurezas, poeira ou qualquer outro corpo estranho que possa estar no exterior do olho.
  • Manutenção/ restauração do pH e a tonicidade da lágrima.
  • Sensação de alívio imediato e frescor nos olhos.

 

 

Com o que lavar os olhos

 

Hoje em dia existem muitas soluções oculares que podem ser encontradas nas drogarias. No entanto, existem soluções caseiras muito funcionais, que eram usadas antigamente e cujos benefícios se revelam ainda nos dias de hoje. Conheça as principais soluções caseiras para fazer o seu banho ocular.

 

Água e limão

 

Em meados dos anos 1900, o especialista em visão, Dr. William Apt, recomendou o banho de olhos com limão. Segundo sua indicação, seria necessário acrescentar de três a quatro gotas de suco de limão em um copo de água esterilizada. Com essa solução, os olhos deveriam ser lavados diariamente por cerca de 20 a 30 segundos (cada olho).

 

 

Banho de eufrásia

 

Existe uma erva chamada eufrásia, que já era usada desde a antiguidade para diversos tratamentos, incluindo o tratamento ocular. Assim, desde a Idade Média a eufrásia já era prescrita por médicos para tratamento de problemas nos olhos.

 

Essa mistura é feita com um pequeno punhado de folhas de eufrásia em meia xícara de água fervente, fazendo um chá em infusão. Depois de fria, essa mistura deve ser utilizada para lavar os olhos.

 

 

Como fazer o banho ocular

 

Incline a cabeça ligeiramente para trás e pingue o líquido nos olhos. Pisque a cada 5 segundos para incentivar a lavagem, fazendo esse procedimento por cerca de 20 a 30 segundos.

 

Após esse tempo, volte a cabeça para a posição normal e remova o excesso de líquido passando nos olhos fechados uma gaze limpa. Essa gaze deve estar umedecida com água esterilizada ou soro fisiológico.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho ocular? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *