Banho frio: conheça os benefícios e como fazer

Fora daqueles dias quentes e escaldantes, poucas pessoas são chegadas a um banho frio. Além de aparentemente desconfortável, tomar um banho frio pode parecer uma experiência muito ruim. Engano seu.

 

Em qualquer época do ano, seja o extremo inverno ou verão, o banho frio é o nosso melhor aliado. E não é para menos, pois desde a antiguidade, a prática desse tipo de banho era muito comum, com efeitos medicinais incríveis.

 

Nesse artigo, nós vamos falar sobre todos os benefícios do banho frio e como você pode fazê-lo no seu dia a dia.

 

 

O poder do banho frio para a nossa saúde

 

 

A medicina chinesa tradicional tem uma longa tradição em favor da saúde, que é através dos banhos frios. Nos tempos antigos, esse tipo de banho era feito em imersão diretamente em piscinas, rios ou lagos. Nestes, a temperatura era geralmente inferior a 20 ℃.

 

Mas por que esse banho pode ser tão benéfico para nós? A temperatura fria acaba estimulando nossas terminações nervosas, fazendo com que o sangue seja bombeado vigorosamente pelo corpo após o banho. Com essa ação, nós recebemos uma carga de renovação e reconstrução de nosso sistema imunológico.

 

Além disso, a ação vasodilatadora que esse tipo de banho proporciona é capaz de estimular positivamente o nosso sistemas neurais e respiratórios, auxiliando também o sistema cardiovascular. Na compreensão da medicina tradicional chinesa, isso torna a superfície do corpo mais firme, aumentando a nossa resistência contra agentes patogênicos externos.

 

A longo prazo, os benefícios do banho frio também nos ajuda a combater  uma série de doenças.

 

Os benefícios do banho frio

 

Como já vimos, esse banho é muito utilizado pela medicina tradicional chinesa, uma vez que ele pode proporcionar muitos benefícios a nossa saúde. Confira quais são eles.

 

Aumento de energia

 

A respiração profunda que temos com o choque da água fria em nosso corpo quente nos ajuda a manter o calor, pois aumenta a nossa ingestão de oxigênio. Dessa forma, temos um leve aumento da frequência cardíaca, que libera uma onda de sangue através de todo o nosso corpo. Essa ação é responsável por um generoso aumento de energia para o dia.

Melhora a pele e cabelo

 

A água quente tem a tendência de secar a nossa pele. Quando tomamos o banho frio, a temperatura baixa da água sela os poros da pele e do couro cabeludo, impedindo que a sujeira entre.

 

Melhora a Imunidade e a Circulação

 

A água fria pode melhorar a circulação incentivando o sangue a cercar nossos órgãos, o que pode ajudar a combater alguns problemas da pele e do coração. À medida que a água fria atinge o corpo, a capacidade de obter circulação de sangue leva as artérias a bombear sangue de forma mais eficiente, aumentando a saúde geral do coração.

 

Estimula a perda de peso

 

Nosso corpo humano contém dois tipos de gordura: a branca e a marrom. A gordura branca é aquela indesejada, que se acumula no corpo. Já a gordura branca é considerada a gordura boa, pois é importante para a produção do calor para nos aquecer. Essa gordura boa é ativada quando exposta ao frio extremo, por isso, ela é estimulada pelo banho frio. O estímulo da gordura marrom contribui para a queima da gordura branca, por isso, facilita o emagrecimento.

 

Promove a recuperação muscular

 

Muitos atletas tomam banho de gelo após o treinamento para reduzir a dor muscular. No entanto, um banho frio rápido também pode ser muito benéfico principalmente depois de um bom treino na academia. Esse banho irá promover um alívio da dor muscular.

 

 

Alivia o estresse e a depressão

 

Estudos comprovaram uma diminuição drástica nos níveis de ácido úrico durante e após a exposição a um estímulo frio. Isso também contribui para que os antioxidantes atuem em seus níveis ideais.

 

O banho frio promove um impacto intenso dos receptores frios na pele, que enviam uma enorme quantidade de impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas ao cérebro, produzindo um efeito antidepressivo.

 

banho frio

Como tomar o banho frio

 

Existem diferentes formas para você tomar o seu banho frio. Veja duas opções fáceis para fazer em casa.

Lavar o rosto com água fria.

De manhã, mergulhe o rosto em água gelada (pode colocar cubos de gelo na água). Tire o rosto da água e respire profundamente. Repita esse processo por 5 a 10 vezes.

 

Chuveiro frio

Comece por espirrar água fria em seus membros do corpo. Depois, use uma toalha molhada para esfregar o peito e costas. Depois disso, entre no chuveiro de água fria, continuando a esfregar o corpo com o auxílio de uma toalha. Esse banho pode variar de 3 a 5 minutos. Depois disso, seque o corpo e mantenha-o quente e confortável.

 

Contraindicações

 

Indivíduos com doenças graves ou crônicas não devem praticar banho frio. Também não deve ser realizado durante o período menstrual da mulher, quando grávida, com o estômago vazio, depois de beber álcool ou após as refeições.

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho frio? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

 

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *