Banho frio baixa a febre: mito ou verdade?

Quando alguém se encontra em estado febril, seja adulto ou criança, alguns procedimentos caseiros podem ajudar no processo de baixa de temperatura. Muitas pessoas acabam apostando no banho, mas será mesmo que o banho frio baixa a febre de uma forma segura?

 

Neste artigo você irá saber se o banho frio baixa a febre de verdade e também irá conhecer os melhores procedimentos caseiros que podem ajudar a baixar a temperatura.

 

Será que o banho frio baixa a febre de verdade?

 

Embora no passado muitas pessoas tenham praticado dar banhos em crianças febris para baixar a temperatura, os médicos agora dizem que esta não é a coisa mais sábia a ser feita. Quando seu filho está doente e pode já ter calafrios, tirar toda a sua roupa ou então colocá-lo dentro de uma bacia de água fria apenas irá fazê-lo sentir ainda mais frio.

 

Em vez e fazer isso, os médicos aconselham que você primeiramente recorra ao uso medicamentoso de algum antitérmico – que deve ser feito sob prescrição médica. Feito isso, é possível que você recorra a métodos tradicionais caseiros para auxiliar na baixa da temperatura. No entanto, dentre estes procedimentos, o que deve ser evitado é colocar a pessoa febril em contato com a água gelada.

 

Isso, porque o banho muito frio irá acarretar outros problemas de saúde, tornando o estado atual ainda pior. Um desses problemas que podem surgir é a pneumonia. Portanto, nem sempre o banho frio baixa a febre de uma forma saudável. Obviamente ele irá contribuir com a baixa da temperatura sim, porém, oferecendo outros riscos à saúde.

banho frio baixa a febre

 

O que deve ser feito para diminuir a temperatura

 

Além do uso de antitérmicos, você pode fazer outros procedimentos caseiros que são excelentes para baixar a temperatura corporal. Conheça alguns deles:

 

Banho morno

Já vimos que o banho frio não é a melhor indicação para as pessoas em estado febril. Porém, você pode dar um banho para ajudar nesse processo, desde que a água esteja levemente morna. Ou seja, o banho deve ser feito em uma temperatura que seja mais baixa do que a temperatura do corpo, mas não tão fria a ponto causar desconfortos.

 

A temperatura ideal para o banho deve ser em torno dos 36ºC, o que significa uma água quase morna.

 

Toalhas molhadas

Outra forma caseira de ajudar a baixar a temperatura do corpo é colocando uma toalha fria na cabeça da pessoa em estado febril. Essa toalha deve ser embebida em água com temperatura mais baixa que a do corpo, porém, não precisa ser gelada. Você também pode aplicar essa toalha molhada em outras partes do corpo, bem como juntas e extremidades.

 

Hidratar-se

Durante o estado febril, é importante que se beba uma grande quantidade de líquidos. Manter o seu corpo hidratado é importante durante a febre, uma vez que o aumento da temperatura corporal pode causar desidratação.

O que acontece quando tomamos líquido é que a água potável e outros fluidos ajudam o corpo a expulsar o vírus ou a bactéria que está causando a febre. No entanto, você deve evitar cafeína e álcool porque isso pode levar a uma maior desidratação.

 

A febre não é um problema

 

Embora devamos ter todo o cuidado para que a febre não aumente, devemos saber que a febre em si não é um problema. Ou seja, ela não é uma doença, mas é um sintoma de algo que não está funcionando muito bem. Portanto, a febre nada mais é do que o corpo dando sinais de alerta de que alguma coisa está fora de ordem.

 

O estado febril então nada mais é do que a reação do corpo a algum problema de saúde, que pode ser alguma infecção, inflamação, insolação etc. Quando esses tipos de problemas surgem, o corpo tende a aumentar a sua temperatura como uma forma para combater os corpos estranhos. Portanto, a febre acaba sendo uma aliada no combate a outros males.

 

Obviamente não podemos nos esquecer dos riscos que existem com o aumento da temperatura. Isso, porque quando o corpo atinge mais de 40ºC, existe uma séria probabilidade de a pessoa correr algum risco de vida.

 

 

Agora você já sabe se o banho frio baixa a temperatura de uma forma segura? Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *