Banho de vinho: as delícias do SPA em sua casa

Que o vinho é uma delícia e que faz um grande bem à saúde, todos nós sabemos. Mas a grande novidade – não tão nova assim – são os tratamentos estéticos feitos à base de vinho tinto. Um desses tratamentos é o banho de vinho, que além de delicioso pode ser feito em casa.

 

Também conhecido como vinoterapia, o tratamento estético feito com as propriedades do vinho tinto vem ganhando grande popularidade. Isso, porque esse tipo de tratamentos se utiliza de extratos de uva de vinho em seus produtos.

 

Mas será que realmente existem benefícios para esse banho? Será que podemos de fato misturar o vinho tinto em nosso banho de espuma regularmente?

 

Neste artigo, aprenda como fazer o delicioso banho de vinho, conheça suas utilidades e todos os benefícios que ele pode proporcionar à sua saúde.

 

 

A vinoterapia

 

A vinoterapia é um tratamento que se utiliza de todos os subprodutos de vinho, bem como: as sementes da uva, peles e hastes. Esses tratamentos podem ser realizados com cremes, géis e até mesmo banhos que tenham por base compostos da uva. Tais procedimentos visam, primordialmente, promover a cura e rejuvenescimento de nossa pele e corpo.

 

A eficácia dos tratamentos feitos à base do vinho tinto se dão por causa das propriedades medicinais da uva. Elas são ricas em fitofenois, compostos naturais que combatem os radicais livres. Além disso, também são ricas em resveratrol, que estimula o crescimento celular da pele, e polifenóis, que possuem efeito desintoxicante, revitazante, e nutritivo.

 

Assim sendo, a vinoterapia é altamente indicada para as pessoas que buscam uma renovação e maior nutrição da pele. Com os tratamentos à base do vinho tinto, é possível promover uma pele muito mais tonificada e nutrida, além de ter os sintomas de envelhecimento diminuídos.

 

Além disso, esse tratamento ajuda a remover as células mortas, ativando a produção de colágeno. Resultados satisfatórios já têm comprovado a eficácia da vinoterapia até mesmo no tratamento da celulite e emagrecimento, uma vez que as fibras vegetais da uva auxiliam na queima de gordura localizada.

 

banho de vinho

O banho de vinho

 

Como já vimos, a vinoterapia inclui diferentes procedimentos para tratamentos estéticos que têm como base os benefícios do vinho tinto. O banho de vinho é um destes procedimentos, que inclusive vem se tornando cada vez mais popular.

 

Na verdade, o banho de vinho, que hoje é muito popular na maioria dos SPAs, já é feito desde a antiguidade, devido às propriedades benéficas do vinho. Isso, porque a uva é riquíssima em propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele.

 

O efeito antioxidante nos proporciona vários benéficos, bem como auxiliar no combate a algumas doenças, eliminar as células mortas, acelerar o metabolismo e, pasmem, até mesmo deslocar placas de gordura.

 

Por tantos benefícios, uma de suas principais ações é proporcionar um rejuvenescimento de nossa pele. Além disso, esse poderoso banho também estimula as fibras de elastina e colágeno, garantindo uma pele muito mais tonificada, firme e com elasticidade.

 

 

Como preparar o banho de vinho

 

Este é um banho para ser feito em uma banheira. Para prepará-lo, você irá precisar de:

 

  • 1 litro de vinho tinto
  • Pétalas de rosa
  • Pétalas de calêndula

 

 

Como tomar o banho de vinho

 

Coloque o vinho tinto e as pétalas das flores diretamente em sua banheira com água quente. Se preferir, acrescente espuma ao seu banho, tornando-o ainda mais especial.

 

Permaneça na banheira por 20 a 30 minutos e, enquanto isso, aproveite para automassagear o seu corpo em movimentos suaves. Sinta a suavidade de cada curva de seu corpo. Se preferir, potencialize seu banho com algumas velas aromáticas no ambiente e, claro, aproveite para degustar uma bela taça de vinho tinto durante o banho.

 

Saindo da banheira, hidrate o corpo com algum creme hidratante à base de vinho.

 

 

Quantas vezes pode ser feito o banho de vinho

 

Não existem contraindicações para o uso do banho de vinho, mas você pode fazê-lo a cada 7 ou 15 dias.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho de vinho? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply