Banho de sabugueiro: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no banho de sabugueiro? Para quem não sabe, este é um poderoso banho muito utilizado com finalidades terapêuticas com diversos benefícios à saúde. Este banho é uma combinação feita com as folhas e flores do sabugueiro, e pode ser feito em sua casa.

 

Neste artigo, aprenda como fazer o poderoso banho de sabugueiro, conheça suas utilidades e todos os benefícios que ele pode proporcionar à sua saúde.

 

 

O poder do sabugueiro

 

Conhecido cientificamente como Nigra Sambucus, o sabugueiro é uma flor medicinalmente conhecida por seus poderes curativos. Tanto sua baga como a sua flor são poderosos para fortalecer o nosso sistema imunológico, combatendo vários tipos de doença.

 

Além disso, as flores de sabugueiro são conhecidas por sua ação anti-inflamatória, especialmente para os cuidados no sistema respiratório, bem como: asma, bronquite, sintomas da gripe etc. Elas também possuem uma forte ação que ajuda a combater estados febris, pois proporcionam uma baixa da temperatura do corpo, além de provocar o suor.

 

Na medicina natural o sabugueiro também é muito conhecido por sua ação anti diarreica, tratamento dos reumatismos e purificação dos rins.

 

Por conta dos seus poderes medicinais, o banho de sabugueiro é muito utilizado para combater diversos males. Os principais deles são os problemas de coceira na pele, gripe, problemas respiratórios, catapora e até mesmo a dengue.

 

 

Os poderes energéticos do sabugueiro

 

Além de seus poderes medicinais, o sabugueiro também possui grandes efeitos energéticos. É bastante indicado em casos de fraqueza diante de grandes desafios, principalmente quando a pessoa está fragilizada pelo medo de perder o controle de determinada situação.

 

Assim sendo, o sabugueiro contribui consideravelmente para a reconstrução do nosso eu, aumentando a autoconfiança e autoestima, proporcionado uma força interior para tomada de decisões.

 

O banho de sabugueiro com ação energética, além de proporcionar todos esses benefícios, também possui um efeito calmante.

 

banho de sabugueiro

O banho de sabugueiro

 

Como vimos, o sabugueiro é um poderoso remédio natural usado para combater diversos males como inflamações, coceiras na pele, sintomas da gripe, problemas respiratórios, febre etc. Portanto, se você tiver um desses problemas, você pode se utilizar dos benefícios dessa poderosa erva para fazer um bom banho de sabugueiro.

Além desses tratamentos, algumas pessoas também têm obtido muito sucesso com esse banho para tratamento da dengue e também catapora. Isso, porque o sabugueiro possui uma forte ação purificadora.

 

Como preparar o banho de sabugueiro

 

Para fazer o seu banho de sabugueiro, você irá precisar de:

 

  • 2 litros de água
  • 3 punhados de flores e folhas de sabugueiro

 

Ferva toda a água e quando entrar em fervura, apague o fogo. Acrescente as folhas e flores de sabugueiro e deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos.

 

 

Como tomar o banho de sabugueiro

 

O banho de sabugueiro é indicado para ser feito em imersão, mas se você não tiver banheira, pode fazer um bom e velho escalda pés, atingindo os mesmos benefícios.

 

Na banheira

 

Encha sua banheira com água quente em temperatura agradável à sua pele. Depois disso, misture nessa água a infusão que você acabou de preparar.  Feito a preparação, entre na banheira fazendo seu banho de imersão, permanecendo na água por cerca de 20 minutos.

 

Na bacia

 

Se você não tem uma banheira, não se preocupe. Utilize a mesma receita para fazer um bom escalda pés, que também é conhecido como pedilúvio quente.  Para isso, você deverá encher uma bacia com a infusão que acabou de preparar, em uma quantidade que seja suficiente para imersão dos seus pés.

 

Tendo preparado a água na bacia, coloque seus pés dentro dessa infusão, em uma posição confortável que permita um bom relaxamento. Permaneça com os pés imersos no escalda pés pelo tempo que achar necessário, não menos do que 20 minutos. Não tenha pressa de sair.

 

Se preferir, aproveite para fazer uma automassagem em seus pés utilizando bolinhas de gude no fundo da bacia, para que você possa friccionar a planta de seus pés sobre elas.

banho de sabugueiro

Ao retirá-los da água, finalize com uma boa massagem com gel à base de arnica.

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho de sabugueiro? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Salvar

Leave a Reply