Ozonioterapia: Conheça o poderoso banho de ozônio

O banho de ozônio, uma das práticas da ozonioterapia, é uma técnica feita com finalidade terapêutica. Este tratamento é feito com uma mistura dos gases oxigênio e ozônio por diferentes vias de administração. Para isso, é utilizado o ozônio medicinal, que é justamente essa mistura do ozônio com o oxigênio.

 

As aplicações de ozonioterapia são determinadas por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo, melhora da circulação e da oxigenação. Isto determina o amplo número de doenças que podem ser tratadas através do banho de ozônio.

 

No entanto, precisamos saber que doses excessivas de ozônio podem causar danos aos pacientes. Por outro lado, as doses mais baixas podem não surtir resultados. Por isso, é muito importante que o banho de ozônio seja feito com o acompanhamento de um profissional capacitado.

 

Além disso, como o ozônio é um gás altamente instável e logo se recompõe a oxigênio, este gás deve ser gerado no local do uso, através de equipamentos específicos. Estes equipamentos serão responsáveis por produzir a mistura oxigênio-ozônio em concentrações específicas e precisas.

 

 

Como funciona o banho de ozônio

 

A ozoniterapia ou banho de ozônio trabalha interrompendo os processos insalubres do nosso corpo. Isso faz com que seja interrompido o processo de crescimento de bactérias que nos são prejudiciais. Em um processo inflamatório, por exemplo, o banho de ozônio pode impedir o crescimento dessas bactérias, diminuindo assim o quadro inflamatório.

 

Pesquisas têm mostrado que o banho de ozônio tem produzido resultados altamente efetivos no tratamento de infecções provocadas por diferentes bactérias, vírus, fungos etc. Além disso, a ozonioterapia também ajuda a eliminar as células infectadas. Uma vez que o corpo se livra dessas células, ele passa a reproduzir outras novas e mais saudáveis.

 

banho de ozônio

Os tratamentos com a ozonioterapia

 

Muitos são os tratamentos que podem ser feitos com o banho de ozônio. Pesquisas mostram que as terapias feitas com esse gás têm mostrado resultados muito promissores para diversas patologias, desde artrite até mesmo ao tratamento da HIV.

 

Pessoas com qualquer tipo de transtorno respiratório também podem ser bons candidatos para essa terapia com ozônio. Ao fornecer mais oxigênio ao seu sangue, esse procedimento ajudará a reduzir o estresse nos pulmões, que são responsáveis ​​por fornecer oxigênio ao seu sangue.

 

Diabéticos com problemas de cicatrização de feridas também podem se beneficiar. Isso, porque este tratamento ajuda a reparar a pele e os tecidos mais rapidamente.

 

 

Efeitos colaterais positivos da terapia com ozônio

 

Além dos muitos tratamentos que podem ser feitos com os benefícios do ozônio, alguns efeitos colaterais positivos podem ser observados:

 

  • Cabelo e unhas com crescimento mais rápido, como novos mais fortes
  • Pele irradiando um brilho altamente saudável
  • Mais energia física
  • Relaxamento e capacidade de adormecer mais rápido etc

 

 

Como é feita a terapia do ozônio

 

Existem muitas maneiras diferentes de se fazer a terapia com ozônio. O profissional que fará este procedimento irá determinar a forma melhor de acordo com cada paciente.

 

Em alguns casos, o tratamento pode ser feito através do banho de ozônio, onde este é diluído em água (hidro-zonioterapia). Em outros casos, a aplicação pode ser feita diretamente na pele, utilizando o azeite ozonizado. Existem também outras formas de aplicações da ozonioterapia, que podem ser subcutâneas, intramusculares, intra discal (diretamente nas articulações) ou intra uretral.

 

Quanto ao banho de ozônio, ele tem a ver com o cloro na água. Estudos têm comprovado que o ozônio é a melhor forma de se tratar a água, tanto a potável quanto a utilizada para banhos. No entanto, esse procedimento é feito através de um aparelho gerador de ozônio.

 

 

Este artigo sobre o banho de ozônio foi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *