Banho de ofurô: o tratamento do corpo e da alma

Devido à nossa correria diária e acúmulo de atividades, é muito comum deixarmos os cuidados com o corpo de lado. Principalmente quando estamos sob muita pressão, ou mesmo por deixamos as pernas muito tempo sem movimento, provocando um grande inchaço e sensação de peso. Talvez seja o momento de você tomar um bom banho de ofurô.

Estamos falando de uma técnica que está em alta aqui no Brasil, e é uma das queridinhas na maioria dos SPAs. Isso porque o banho de ofurô pode proporcionar inúmeros benefícios para nossa saúde, incluindo melhoras na circulação sanguínea. Sem contar com o alto nível de relaxamento que encontramos através desse banho.

 

A origem do banho de ofurô

 

No Japão o banho de ofurô é parte do cotidiano. Tanto é comum as casas de ofurô no Japão, que inclusive empresários japoneses costumam negociar nesses banhos.

Para os japoneses, o ofurô não é apenas um banho, e uma espécie de ritual do corpo, promovendo rejuvenescimento e relaxamento do corpo e da alma. A tradição japonesa diz que o ofurô combina os 4 elementos da natureza:  água, terra, fogo e ar.

O fogo representa o calor, porque a temperatura média do banho fica entre 40-45 graus. A água e o ar são o vapor, e a terra corresponde à árvore, de onde se tira a madeira para realizar o banho. Sim, o banho de ofurô é feito em um barril especial de madeira.

Esse banho especial surgiu desde os tempos antigos, e os japoneses não usavam sabão, pois consistiam em componentes de animais mortos. E, como verdadeiros budistas, eles não poderiam permitir isso. Foi então que eles desenvolveram um barril especial, no qual a água é aquecida para ser utilizada, e sem uso de sabão.

Porém, assim como o banho público e as águas termais, o banho de ofurô não é para limpeza, e sim para relaxamento e cuidados com o corpo.

A tradição desse banho é muito antiga no Japão, então ninguém sabe exatamente como nasceu. Algumas pessoas pensam que veio do uso do banho como parte dos rituais de purificação na religião xintoísta. Outros pensam que provavelmente seja porque o Japão é um país de vulcões, e as fontes termais atraíram as pessoas a se banharem.

Como alguns visitantes provenientes da Europa ou dos EUA começaram a mostrar interesse no ofurô, eles começaram a levá-lo para fora do Japão. Por conta disso, hoje em dia é muito comum encontrarmos hotéis e SPAs em vários países que oferecem o banho de ofurô. Mas sua popularidade é tão grande, que muitas pessoas também fazem o seu banho de ofurô em casa.

 

Como é feito o banho de ofurô

 

Originalmente, esse banho era feito em barril composto por madeiras específicas. Próximo a ele existia um tipo de forno especial, que aquecia a água a uma certa temperatura. Nesse barril eram adicionados diferentes óleos aromáticos e sais, ricos em minerais.

Mas hoje em dia existem técnicas mais modernas de aquecimento da água. Aliás, o próprio barril de madeira também foi substituído por outros materiais.

Na água do banho, é muito comum que seja colocada uma enorme variedade de produtos, de acordo com a necessidade e cada pessoa. Alguns dos produtos utilizados são: sais, frutas, pétalas de flores, ervas e óleos essenciais. E não estranhe se você encontrar um banho de ofurô feito com vinho ou até mesmo chocolate. Há ainda quem complemente o banho com velas aromáticas e uma música suave de fundo.

 

banho de ofurô

 

Benefícios do banho de ofurô

 

Além do prazer e relaxamento que o banho que ofurô proporciona, ele também promove um grande bem estar à pessoa. Medicinalmente, ele também ajuda a tratar resfriados e auxilia na circulação sanguínea. Além disso, esse delicioso banho também ajuda na eliminação de toxinas acumuladas no dia a dia.

O ofurô promove um relaxamento por causa da imersão em água aquecida. A alta temperatura da água irá facilitar a vasodilatação, possibilitando que os ingredientes usados atuem na corrente sanguínea.

Portanto, o banho de ofurô pode oferecer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente. Esse banho irá promover os seguintes benefícios:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Desintoxicação da pele
  • Estímulo da atividade celular
  • Limpeza das toxinas
  • Fortalecimento dos tecidos
  • Prevenção da celulite e flacidez
  • Relaxamento físico e mental

 

Onde fazer o banho de ofurô

 

Hoje em dia os banhos de ofurô são facilmente oferecidos em hotéis, SPAs e clínicas de estética;

 

Gostou no nosso artigo “Banho de ofurô”? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply