Banho de mel: uma magia para a sua pele

Tomar banho já faz parte de nossa rotina diária, mas você sabia que tomar um banho de mel pode trazer uma série de benefícios para a sua pele? É isso mesmo! O mel já vem sendo usado desde a antiguidade por conta de suas propriedades medicinais, e também por conta de todos os benefícios que ele proporciona à nossa pele.

 

Assim, além de usá-lo em forma de cremes ou máscaras, você também pode fazer um maravilhoso banho de mel em casa. Acompanhe nosso artigo e conheça todos os seus benefícios e aprenda como prepará-lo de uma forma fácil e barata.

 

O poder do mel para a pele

 

Por conta de seu teor adoçante altamente saudável, o mel é frequentemente utilizado na culinária. No entanto, não estranhe ao saber que este poderoso ingrediente pode fazer maravilhas por nossa pele e também cabelos.

 

Através de uma verdadeira alquimia das abelhas é feita a coleta de néctar, pólen e resinas de flores. O resultado desse trabalho é o mais puro mel, que possui um alto poder hidratante, além de combater o envelhecimento da pele as bactérias. Isso acontece porque o mel é carregado de nutrientes, antioxidantes e enzimas de fito nutrientes ativos que proporcionam muitos benefícios para o nosso corpo.

 

Por isso, não é de se admirar que a indústria cosmética hoje utilize o mel em suas fórmulas. Por conta disso, muitos são os produtos com este ingrediente principal: cremes hidratantes, shampoos, condicionadores, máscaras para a pele etc.

 

Mas é claro que existe uma solução caseira muito eficaz onde você pode obter uma pele renovada e saudável. Estamos falando do banho de mel, que além de fazer um grande sucesso nos SPAs, também pode ser feito por você, em casa.

 

banho de mel

Os benefícios do banho de mel

 

Como já vimos, o mel é um ingrediente poderoso para o tratamento de nosso corpo, bem como nossa pele e cabelos. Acompanhe a seguir os principais benefícios que podemos alcançar através do banho de mel. O melhor de tudo, é que pode ser preparado em casa.

 

Pele hidratada

O banho de mel pode ser a sua melhor opção quando você está precisando de uma boa hidratação para a pele. Seu efeito emoliente irá proporcionar uma cútis muito mais hidratada e aveludada. Este procedimento pode ser feito por pessoas com pele normal ou extremamente seca. O melhor é que o mel aumenta a hidratação da pele sem acréscimo de gordura.

Prevenção de danos

Sua pele fica exposta à exposição climática, bem coo a luz solar, ar frio etc. Os radicais livres encontrados na atmosfera provocam um impacto negativo em nossa pele, e por isso é preciso recorremos regularmente a produtos que restituam e previnam nossa pele desses danos. O melhor ingrediente natural para isso é o mel, que é rico em antioxidantes que protegem nossa pele dos danos oxidativos.

 

Cura de feridas

Outro benefício do banho de mel é promover a cura de feridas. Isso porque, o mel possui propriedades antimicrobianas naturais e seu uso no banho pode acelerar a cicatrização de feridas na pele. Você obterá um grande alívio de pequenos cortes e arranhões depois de optar por esse banho regularmente.

 

Combate as infecções cutâneas

O mel demonstrou grande quantidade de propriedades antibacterianas. Por isso, existe uma série de germes e bactérias que não sobrevivem ao contato com o mel. Isso porque seu pH altamente ácido acaba matando as bactérias. Além disso, o mel possui uma enzima que gera peróxido de hidrogênio, que é bem conhecido por suas ações desinfetantes.

 

Combate a acne

A acne não somente afeta o rosto, como outras partes do corpo. Com a aplicação do mel através do banho, ele ajudará a absorver o excesso de óleo da pele, ajudando assim a curar a acne mais rapidamente. Além disso, o mel também irá ajudar a remover células mortas da pele, criando novas. Esse processo também contribui para a remoção da acne.

 

Combate o envelhecimento da pele

Hoje em dia todo mundo quer parecer mais jovem e radiante. Comer alimentos orgânicos e aplicar produtos de cuidados antienvelhecimento na pele podem ajudar. Mas você também pode optar pelo banho de mel que ajuda a gerar novas células da pele, combatendo o envelhecimento das células mortas. Por causa disso, o banho de mel acaba também proporcionando um enorme brilho à pele.

 

 

Como preparar o banho de mel

 

Este banho já é conhecido desde a antiguidade. Haja vista que a própria Cleópatra já fazia o seu banho com uma mistura de leite e mel. Ele pode ser feito diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana. Faça sempre com água morna.

 

Para prepara-lo, misture 3 colheres de sopa de mel em 1 xícara de água morna. Faça o seu banho de higiene normalmente e, em seguida, passe essa mistura por todo o corpo. Vagarosamente, vá fazendo movimentos suaves por todo o corpo, garantindo que todo o corpo recebe essa mistura. Feito isso, enxague o corpo com água morna.

 

Banho de mel na banheira

 

Se preferir, você também pode fazer esse delicioso banho de mel na banheira. Experimente potencializá-lo com leite e algum óleo essencial de sua preferência. Este banho deve ser feito uma vez por semana. Você irá precisar de:

 

1/2 xícara de sal marinho

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 copo de água fervente

1 xícara de mel

2 xícaras de leite

10 gotas de óleo de baunilha.

 

Misture todos os ingredientes à água morna na banheira. Permaneça por um período de 10 a 20 minutos, enxaguando o corpo com água morna a seguir.

 

 

Este artigo sobre o banho mel úoi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *