Banho de leite: o melhor amigo da sua beleza

Ele é protagonista na cozinha, e com ele fazemos verdadeiras delícias. Seja nos pratos doces e salgados shakes e vitaminas ou até mesmo puro, o leite é ingrediente essencial ao nosso paladar. Mas alguma vez você já pensou em tomar um banho de leite?

 

Pois para quem não sabe, o banho de leite é muito usado por causa dos seus muitos benefícios à nossa pele. Acompanhe nosso artigo e saiba mais a respeito desse delicioso banho de beleza.

 

 

As propriedades do leite

 

O leite é rico em vitaminas e minerais – principalmente vitamina E e zinco – que ajudam a retardar o processo de envelhecimento e reter a elasticidade natural da pele.

 

Todos nós sabemos que o leite também é rico em nutrientes e é ótimo para a saúde dos nossos ossos. Mas ele também é um riquíssimo ingrediente usado para banhos de beleza, devido aos benefícios que ele pode proporcionar à nossa pele.

 

Mas não pense que isso é uma novidade. Misturar leite com água do banho é uma prática que já vem sendo feita há séculos, como uma maneira rápida e fácil de hidratar e suavizar pele. Esse banho é tão benéfico à saúde de nossa pele, que Cleópatra tinha por hábito fazer esse banho para acentuar a sua beleza. Por isso hoje em dia também chamamos de banho de Cleópatra aquele que leva o leite como ingrediente principal.

 

O leite é fundamental para ajudar a cuidar da nossa pele, pois o seu ácido láctico natural é uma forma de alfa hidroxiácido, um ingrediente que pode ser encontrado em alguns dos melhores produtos para a pele. Este tipo de ácido dissolve suavemente as proteínas para esfoliar as células da pele morta, revelando uma pele fresca e muito mais jovem.

 

Além disso, o ácido lático encontrado no leite é extremamente leve, então não se preocupe, pois ele não irrita a pele. Na verdade, o leite é bastante suave para a pele seca.

 

 

Os benefícios do banho de leite

 

A cozinha fornece muitos ingredientes que funcionam bem em nossa rotina de beleza. Derramar leite em um banho quente, por exemplo, é excelente para beneficiar a nossa pele de várias maneiras. Além do leite como ingrediente principal, podemos ainda enriquecer o nosso banho com outros ingredientes, bem como o mel ou óleos essenciais.

 

A seguir, conheça todos os benefícios do banho de leite e se surpreenda.

 

Pele macia

Um banho de leite deixa sua pele suave e flexível. A gordura e a proteína presentes em sua composição proporcionam benefício imediato, principalmente para hidratação. O leite também ajuda a esfoliar a pele por causa do seu ácido lático que ajuda a limpar e suavizar a pele.

 

 

Proporciona o relaxamento

A sensação calmante do leite na água cria um sentimento de conforto. Assim sendo, tomar um banho de leite no final do dia pode ajudá-lo a melhorar sua pele enquanto ajuda a reduzir o estresse do seu dia. Além disso, a adição de óleos essenciais ao banho de leite pode potencializar essa ação de relaxamento. Experimente os óleos de lavanda, eucalipto, camomila ou hortelã, de acordo com a sua preferência.

 

Durante o seu banho, procure criar um ambiente relaxante, escurecendo as luzes, usando velas aromáticas e usando uma música relaxante ao fundo.

 

Melhora a aparência da pele

Além da suavidade imediata da pele, o banho de leite pode proporcionar melhorias mais profundas na aparência da pele. O ácido lático presente em sua composição ajuda a remover as células mortas da pele, estimulando a renovação das células. Com isso, podem também reduzir alguns dos escurecimentos que ocorrem naturalmente com o envelhecimento da pele.

 

banho de leite

 

Como preparar o banho de leite em casa

 

Você não precisa gastar muito dinheiro em um spa sofisticado para colher os benefícios do leite em sua rotina de beleza. As receitas de banho de leite são alguns dos produtos de banho caseiros mais rápidos e fáceis que você pode fazer em casa.

 

Aqui está uma receita simples que você pode misturar em minutos e adicionar seu próprio banho. Ele pode ser feito em uma banheira ou com o auxílio de um recipiente como uma bacia, por exemplo. Veja como prepará-los.

 

Na banheira

 

  • 2 litros de leite integral
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • 10 gotas de óleo essencial da sua escolha

 

Acrescente esses ingredientes à água da sua banheira e faça o seu banho de imersão, permanecendo por cerca de 20 minutos. Para este banho não há necessidade de enxágue. Apenas seque-se com uma toalha felpuda e limpa.

 

Com a bacia

  • 1 litro de leite
  • 1 litro de água
  • ¼ xícara de amido de milho
  • ¼ xícara de bicarbonato de sódio
  • 5 gotas de óleo essencial de sua escolha

 

Após o seu banho de higiene, jogue vagarosamente o seu banho de leite por todo o corpo. Não despeje de uma vez, faça isso aos poucos. À medida que vai jogando o banho, pare e vá espalhando-o por todo o corpo em movimentos circulares com o auxílio das mãos.

 

Para este banho não há necessidade de enxágue. Apenas seque-se com uma toalha felpuda e limpa.

 

Gostou do artigo sobre banho de leite? Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *