Banho de lavanda: o frescor do SPA em sua casa

Quem não gosto daquele aroma delicioso e refrescante que a lavanda deixa por onde passa? E o que dizer de um revigorante banho de lavanda, que pode ser feito em casa, como se estivéssemos nos melhores spas?

 

Pois se você ainda não conhece as delícias que há no banho de lavanda, este artigo é para você. Pegue lápis e papel na mão, e aprenda tudo sobre esse banho de frescor.

 

 

Conhecendo a lavanda

 

Também conhecida como alfazema, a lavanda é uma planta aromática que é bastante usada na indústria cosmética por causa do seu perfume. Assim sendo, é usada para a confecção de sabonetes, cremes e colônias. Além do seu delicioso cheiro, a lavanda possui propriedades calmantes e é muito usada na aromaterapia.

 

Trata-se de uma flor de cor lilás, que chama a atenção por sua beleza e aroma. Dentre as suas propriedades terapêuticas, podemos destacar as ações: anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, antirreumática, antiespasmódica e até mesmo cicatrizante.

 

O óleo essencial de lavanda é utilizado principalmente para promover alívio de diversas dores, principalmente quando provocadas por causas emocionais. Dessa forma, é perfeita para aliviar tensões emocionais, relaxar a musculatura, tratar irritações da pele etc.

 

Portanto, o óleo essencial da lavanda é perfeito para tratar qualquer causa emocional, pois ele ajuda a promover um equilíbrio entre mente e corpo. Além disso, ele também ajuda a acalmar a pele e dar uma mãozinha na hora de buscar um sono reconfortante.

 

Além do uso terapêutico, a lavanda também é utilizada para fazer banhos de ervas tanto na Umbanda como no Candomblé, além do uso popular.

 

 

 

O poder relaxante do banho de lavanda

 

 

Muitas vezes o excesso de obrigações do dia a dia, ter que lidar com as questões do trabalho, organizar agendas, cuidar da família, tudo isso nos leva a uma grande situação de estresse. Toda essa agitação acaba provocando um grande desequilíbrio, nos levando a estados de irritação ou até mesmo fraqueza.

 

Por causa de suas propriedades medicinais e relaxantes, o banho de lavanda entra como a opção perfeita para quem quer se livrar das tensões. Dessa forma, depois de um longo e pesado nada melhor do que este revigorante banho.

 

banho de lavanda

Como preparar o banho de lavanda

 

Para potencializar o poder relaxante do seu banho de lavanda, ele pode ser feito em uma banheira. Mas é claro que se você não possui uma banheira em casa, não vai ficar de fora. Você também pode se beneficiar dos poderes relaxantes da lavanda em uma bacia, através de um revigorante escalda pés. Veja como fazê-los.

 

Na banheira

 

Preencha sua banheira com água quente em temperatura agradável à sua pele. Pingue de 15 a 20 gotas de óleo essencial de lavanda, 2/3 xícara de chá de sal grosso e 1/3 xícara de sulfato de magnésio (sal de Epsom).

 

Feito isso, entre na banheira e permaneça por um período de, pelo menos, 20 minutos. Quando estiver na banheira, tente também relaxar a sua mente, visualizar coisas boas e leves.

 

Se quiser, você pode potencializar o seu banho de lavanda colocando velas aromáticas pelo ambiente. Aproveite e coloque uma música suave e relaxante de fundo.

 

 

Na bacia

 

Para quem não sabe, o escalda pés, também conhecido como pedilúvio quente, é um método terapêutico muito utilizado para aliviar o cansaço acumulado e o estresse. Dessa forma, nada como combinar os efeitos terapêuticos relaxantes da lavanda para fazer um escalda pés perfeito.

 

Para isso, você deverá encher uma bacia com água quente, com uma quantidade que seja suficiente para imersão dos seus pés. Acrescente a essa água 8 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 colheres (sopa) de sal grosso.

 

Coloque seus pés dentro dessa bacia, e aproveite para fazer uma auto massagem. Uma boa sugestão é você pode utilizar bolinhas de gude no fundo da bacia, para que você possa friccionar a planta de seus pés sobre elas.

 

Permaneça com os pés na água por cerca de 20 minutos. Ao retirar os pés da água, finalize com uma boa massagem nos pés com gel ou pomada à base de arnica ou cânfora.

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho de lavanda? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *