Banho de ipê amarelo: seu uso e benefícios

Poucas pessoas conhecem, mas o ipê amarelo é uma árvore típica brasileira, com muitos benefícios à nossa saúde, incluindo os benefícios de limpeza espiritual. Isso, porque o banho de ipê amarelo tem sido cada vez mais utilizado devido à sua eficácia quando se está buscando purificação.

 

Se você quer conhecer tudo sobre o banho de ipê amarelo e todos os seus benefícios, acompanhe nosso artigo. Saiba também como prepará-lo e qual o melhor período para fazê-lo.

 

Conhecendo o ipê amarelo

 

Ele é da família das bignoniaceae, uma árvore tipicamente da América, incluindo o cultivo em países como Brasil, México e Argentina. Aliás, o Brasil é o país onde mais podemos encontrar a plantação dessa árvore, que é abundante em várias regiões do nosso país. Também é conhecido como piúva, ipeúva, pau d’arco amarelo e paratudo.

 

Trata-se de uma de nossas mãos belas árvores, e tem sido muito utilizada na fabricação de artesanatos, instrumentos musicais, lápis, construção civil e até mesmo naval. Ele também fornece um maravilhosos corante amarelo, que é muito utilizado para a tintura.

.

Mas além de seus atributos artesanais, o ipê amarelo pode nos trazer muitos benefícios à saúde, além do tradicional banho de ipê amarelo, um dos banhos de ervas bastante utilizados no processo de limpeza de nossa aura.

 

Para a utilização do ipê amarelo, nada se perde de suas partes, ou seja, tudo pode ser utilizado: sua casca, entrecasca, pó, folhas, ramos jovens e flores. Com suas partes nós podemos fazer uso dos chás medicinais e banhos de limpeza.

 

 

Benefícios do ipê amarelo

 

As propriedades medicinais do ipê amarelo proporcionam muitos benefícios à nossa saúde. Ele é rico em propriedades antidiarreicas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais, imunoestimulante, antissépticas, febrífugas, analgésicas e até cicatrizantes. Através dessa árvore, podemos tratar problemas como:

 

  • Amidalites
  • Estomatites
  • Dermatites
  • infecções renais
  • varizes
  • pruridos e coceiras
  • eczemas etc.

 

 

 

Banho de ipê amarelo

 

Além dos seus muitos benefícios, o ipê amarelo também é muito utilizado para compor os banhos de ervas, que são muito tradicionais em nosso país. Esses banhos de ervas já fazem parte da cultura não somente de médiuns umbandistas ou exotéricos, mas também já caiu no gosto popular, e muitas pessoas se beneficiam desses banhos.

 

Em geral, os banhos de ervas ajudam a fazer uma limpeza das energias negativas que ficam impregnadas em nosso corpo áurico, emitindo influências de espíritos negativos. Assim sendo, os banhos de ervas ajudam a desobstruir os nossos chacras, favorecendo um equilíbrio do corpo físico e emocional.

 

Para realizar tais banhos, é preciso selecionar as ervas específicas para cada finalidade, bem como: descarrego, atrair o amor, atrair dinheiro, quebra de inveja etc.

 

Cada erva possui uma ação específica. Em se tratando do ipê amarelo, ele possui uma ação de limpeza espiritual e é utilizado para a harmonização de ambientes. Ele é considerado uma erva de Iemanjá/ Oxum.

 

banho de ipê amarelo

Como preparar o banho de ipê amarelo

 

Seu banho de ipê amarelo deve ser feito, preferencialmente nos dias de sábado. Ele deve ser feito sempre que você estiver buscando limpeza e harmonização em qualquer ambiente de seu convívio que estiver pesado: sua casa, ambiente de trabalho, ambiente escolar etc.

 

Para fazer o seu banho, você irá precisar de:

  • 2 litros de água quente
  • Folhas e flores de ipê amarelo

 

Ferva a água com as folhas do ipê, deixando em fervura por um período de aproximadamente 5 minutos. Depois disso, apague o fogo e coloque as flores de ipê (opcional) e tampe e panela. Deixe em repouso por um período de 20 a 30 minutos ou até que a temperatura da água esteja favorável à sua pele.

 

Como tomar o banho de ipê

 

Faça o seu banho de higiene normalmente. Desligue o chuveiro e em seguida, jogue o seu banho de ipê sobre o seu corpo, sempre do pescoço para baixo. É extremamente importante que o banho seja derramado vagarosamente, enquanto você faz mentalizações das energias positivas que estão chegando até você. Esse processo de mentalização é fundamental.

 

Tomado o seu banho, não enxague o seu corpo, apenas seque-se com uma toalha limpa e, preferencialmente, de cor clara. As folhas e flores que caíram no chão devem ser descartadas, podendo ser colocadas em água corrente, na descarga do banheiro, por exemplo.

 

Após o seu banho, vista-se com uma roupa clara, preferencialmente branca ou amarela.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o Banho de Ipê Amarelo? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *