Banho de imersão e seus benefícios à saúde

Uma das formas mais terapêuticas de tratar diversos males em casa é através do banho de imersão. Esse tipo de banho, classificado como um poderoso hidroterápico, pode causar diversos benefícios medicinais para o corpo, além de provocar uma forte sensação de relaxamento.

O banho de imersão consiste em um banho realizado em uma banheira com água quente, podendo também ter seus efeitos potencializados com ervas ou óleos essenciais.

 

Para que serve o banho de imersão

Dentre todos os seus tratamentos terapêuticos, podemos destacar vários, como:

  • Ação vasodilatadora – Proporciona dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando assim a circulação.
  • Desintoxicante – Com a abertura dos poros e a temperatura elevada da água, o corpo elimina uma série de toxinas, proporcionando um efeito desintoxicante.
  • Ação anti-inflamatória – Combate inflamações do corpo, além de proporcionar alívio nas articulações. Um ótimo coadjuvante também no alívio de dores reumáticas e nevralgias.
  • Efeito Calmante – Os tratamentos de hidroterapia feitos à base de água quente possuem, naturalmente, efeito relaxante e calmante que combate o estresse. Com isso, é possível diminuir a insônia proporcionando uma noite de sono mais tranquila, aliviando de toda a agitação. Também proporciona relaxamento muscular.
  • Auxilia no tratamento da hipertensão – O banho relaxante feito através do banho de imersão pode contribuir fortemente para a regulação da pressão sanguínea.

 

Procedimento

Encha a banheira com água em temperatura elevada, mas que não ultrapasse o limite suportável. O importante é que essa temperatura seja maior do que a temperatura do corpo. Aconselha-se que a água esteja em torno de 34o  a 36o.

Entre na banheira, mantendo seu corpo imerso na água quente. Permaneça dessa forma por um período de 15 a 20 minutos. Se preferir, faça uma automassagem com auxílio de instrumentos para essa finalidade.

Depois desse período, enxugue-se com uma toalha felpuda macia e deite para dormir.

Se quiser potencializar os efeitos terapêuticos do banho de imersão, pingue algumas gotas de óleos essenciais na água, de acordo com os benefícios que você desejar. Por exemplo, se quiser que seu banho tenha um efeito anti-inflamatório mais potencializado, pingue gotas de óleo essencial de camomila ou bergamota.

 

Você pode conhecer mais sobre os efeitos dos óleos essenciais aqui.

 

banho de imersão

 

Como fazer o banho

 

A hora mais indicada para fazer o banho de imersão é à noite, antes de dormir. Isso porque, através do seu efeito calmante e relaxante, suas ações terapêuticas continuam a agir em nosso corpo enquanto estamos dormindo. As ações terapêuticas são potencializadas durante o sono pois é nesse período que nosso organismo produz maior quantidade de hormônios.

 

Considerações importantes

O momento do banho de imersão deve ser muito relaxante, portanto, evite entrar e sair rapidamente. Faça seu banho com calma e sem pressa.

Não faça banho de imersão após as refeições muito pesadas – espere, no mínimo, duas horas.

Se preferir, deixe o ambiente à meia luz, aproveitando para acender algumas velas aromáticas. Dessa forma, além dos benefícios do banho de imersão, você também terá os efeitos terapêuticos da aromaterapia.

Aproveite o ambiente relaxante e coloque também uma música suave.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *