Banho de hibisco: conheça os benefícios para o seu corpo

Além de ser uma flor de incrível beleza, o hibisco também pode se usado para cuidados com a saúde e estética. Isso porque suas propriedades medicinais são tão ricas, que diferentes tratamentos podem ser feitos através dessa planta. O banho de hibisco, por exemplo, é usado para o tratamento da pele, já o chá possui indicações para a saúde, devido ao seu alto poder antioxidante.

 

Neste artigo, nós vamos falar sobre todos os benefícios que você pode encontrar no banho de hibisco, e como este pode ser facilmente preparado em casa.

 

 

O que é o hibisco

 

Trata-se de uma planta muito utilizada desde a antiguidade, quando os egípcios já faziam uso de seu chá para diminuir a temperatura do corpo, tratar doenças cardíacas e nervosas e também como diurético natural.

 

As plantas de hibisco são conhecidas por suas flores grandes e coloridas. Estas flores tanto podem compor uma linda decoração em sua casa, como também possuem usos medicinais. As flores e as folhas podem ser feitas em chás e até mesmo em banhos, feitos a partir de extratos líquidos que podem ajudar a tratar diversas áreas da saúde e estética.

 

As flores de hibisco vêm podem ser de diferentes cores, mas as mais conhecidas são o vermelho e o amarelo. No entanto, são as flores vermelhas as mais utilizadas para fins medicinais.

 

Rico em compostos antioxidantes, o hibisco possui uma grande quantidade de flavonoides (quercetina) que são verdadeiros varredores de radicais livres. Dentre os principais nutrientes do hibisco, podemos encontrar: minerais (ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio), vitaminas A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico.

 

Além disso, ele possui uma grande quantidade de ácido málico, tartárico e cítrico, fitonutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Esses fitonitrientes também são responsáveis pela melhora da saúde de nossa pele.

 

Assim sendo, podemos constatar que o hibisco possui uma forte ação antioxidante, diurética e reguladora da flora intestinal. Além disso, é indicado para tratamentos da pressão arterial, diabetes, colesterol e até mesmo obesidade. E não é somente isso. Por causa do seu poder antioxidante, o hibisco pode fazer maravilhas em favor da saúde de nossa pele.

 

 

Benefícios do banho de hibisco para a pele

 

 

Além de aproveitarmos os muitos benefícios do hibisco para a saúde, nossa pele também pode se beneficiar de seus efeitos medicinais. Assim, veja a seguir as maravilhas que um banho de hibisco pode proporcionar:banho de hibisco

 

Ação detox

O banho de hibisco é excelente para aumentar a elasticidade da pele. Isso porque ele ajuda a inibir a atividade da enzima elastase, que é responsável por quebrar a elastina da nossa pele. Ajuda ainda a combater o processo de envelhecimento celular.

 

Melhora as manchas da pele

Um dos sinais visíveis do envelhecimento da pele é a aparência de hiperpigmentação ou manchas da idade. Elas podem aparecer devido a uma série de variáveis ​​diferentes, incluindo exposição à radiação ultravioleta, produção de melanina em excesso ou genética. Devido ao efeito ligeiramente esfoliante dos ácidos orgânicos encontrados no hibisco – incluindo ácido cítrico e ácido málico -, ele ajuda a acelerar a rotatividade celular. Com isso, o resultado é um tom de pele muito mais uniforme.

 

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes são comprovadamente eficazes no combate aos danos em nossa pele provocados pelos radicais livres. Estes são gerados por poluentes como a radiação ultravioleta e poluição, resultando no envelhecimento prematuro da pele. Os antioxidantes presentes nas flores do hibisco protegem nossa pele contra esses danos dos radicais Além disso, também possuem propriedades ligeiramente adstringentes e efeito anti-inflamatório que ajuda a acalmar a pele inflamada.

 

Melhora da aparência

Em sua composição, o hibisco possui ácidos suaves que apresentam um leve efeito esfoliante sobre a pele. Isso não somente ajuda com manchas de idade, como proporciona uma aparência mais rejuvenescida. Os ácidos naturais presentes na flor também ajudam a purificar a pele, ajudando no combate à acne. Assim sendo, o banho de hibisco pode trazer de volta o equilíbrio celular, proporcionando uma aparência sedosa e jovial.

 

Hidratação natural

As flores do hibisco possuem um teor de mucilagem naturalmente alto. Trata-se de uma substância que funciona como um hidratante natural, aumentando a capacidade de retenção de umidade pela pele. Assim sendo, o banho de hibisco é perfeito para promover um efeito hidratante em todo o corpo.

 

Como fazer o banho de hibisco

 

Não há segredos para preparar este poderoso banho em sua casa. Ele pode ser feito preferencialmente na banheira, mas se você não tiver em casa, pode fazer com uma bacia. Ele deve ser feito logo após o seu banho de higiene.

 

Para fazer o banho de hibisco na banheira, basta fazer um chá forte com meia xícara de hibisco em meio litro de água. Basta adicionar esse chá à água da banheira e permanecer por um período mínimo de 20 minutos. Se preferir, adicione 2 colheres de sopa de sal de Epsom na banheira.

 

Já para quem não tem banheira, faça a mesma receita do chá e adicione-o em 1 litro de água morna. Vá despejando essa mistura vagarosamente pelo corpo. Com o auxílio de uma esponja, vá fazendo movimentos circulares, ajudando a acentuar seu efeito esfoliante natural.

 

Tendo tomado o banho de hibisco na banheira ou bacia, enxague o corpo com água morna. Hidrate-o com um bom creme de sua preferência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *