Banho de gelo: o poder da crioterapia

Você já ouviu falar em banho de gelo? Será que você tem coragem? Acompanhe nosso artigo e saiba para que serve esse banho tão inusitado.

 

 

O que é o banho de gelo

 

Também conhecido com o crioterapia, o banho de gelo é um procedimento que consiste em um banho de imersão em uma banheira com água e gelo, ou seja, em baixíssima temperatura.

 

Mas essa prática é mais antiga do que você imagina. Há milhares de anos os monges já faziam esse tipo de banho em cachoeiras frias durante os invernos japoneses.

 

 

Para que serve o banho de gelo

 

Se você está procurando melhorar a sua saúde e aumentar a sua energia de uma forma natural, o banho de gelo pode ser a solução perfeita para você.

 

A terapia a frio, como banhos de gelo, é conhecida desde a antiguidade por seus benefícios para ajudar a reduzir a inflamação e promover a cicatrização dos músculos e das articulações. Além disso, ele também ajuda a aliviar a depressão em um período razoavelmente curto.

 

Segundo Hipócrates, a terapia de água fria alivia a fraqueza física e mental, por isso, ele pode fazer muito em favor de nossa saúde como um todo.

 

 

O banho de gelo pós atividades físicas

 

O banho de gelo é um procedimento que também é muito utilizado em períodos após a realização de exercícios físicos.

 

Dessa forma, a imersão no gelo (ou água gelada) pode ser feita quando acabado o treino, quando o atleta tem que se recuperar e estar pronto para o próximo treino. De acordo com muitos treinadores de alta resistência que trabalham com atletas, o mergulho em uma banheira cheia de gelo é algo que pode fazer uma grande diferença na forma como  o nosso corpo se recupera.

 

Com essa ação, o banho de gelo ajuda no processo de vasodilatação dos  vasos sanguíneos que trazem oxigênio para seu tecido muscular, enquanto ajuda a remover compostos de descarte de exercício, como o ácido lático, por exemplo.

 

O excesso de ácido lático pode fazer com que nossos músculos funcionem mal e muitas vezes nos causam uma grande fadiga. Nesse caso, um banho de gelo reduzirá imediatamente o inchaço que ocorre nesse processo. Quando você se senta em uma banheiro para fazer o banho de gelo o frio faz com que seus vasos sanguíneos contribuam para a drenagem do ácido lático, evitando o cansaço muscular.

 

Outro benefício do banho de gelo é que ele ajuda a eliminar a famosa dor do dia seguinte, aquela dor característica que ocorre um dia após o treino.

 

 

Ao terminar o banho de gelo, nosso tecido muscular volta a reaquecer, causando um retorno de sangue oxigenado para ajudar a musculatura.

 

Como fazer o banho de gelo

 

Para fazer o banho de gelo, não há segredo. Pegue três sacos de gelo (desses que a gente encontra à venda em lojas de conveniência) e preencha sua banheira. Complete com água fria. Feito isso, mergulhe nessa água.

 

Se você for iniciante, comece mergulhando vagarosamente sua parte inferior do corpo, do quadril para baixo. Quando já se sentir um pouco mais à vontade, comece a baixar lentamente o tronco superior até submergir chegando a água até o seu pescoço. Inicialmente você deverá ficar um período de 10 minutos nesse banho, podendo aumentar o tempo para 20 minutos, gradativamente, com os próximos banhos.

 

 

Considerações importantes

 

Existem algumas considerações que devem ser feitas com relação ao banho de gelo. Uma delas é que este banho é indicado para atletas e se não houver recomendação para esse tipo de banho, você não deverá fazê-lo.

 

Os efeitos da crioterapia deverão ser sempre voltados à melhora do quadro do dia seguinte, proporcionando que um novo treino ou nova atividade encontre o músculo com melhor recuperação.

 

 

E, então, esse artigo sobre o banho de gelo foi útil para você? Continue nos acompanhando e receba muitas dicas de tratamentos naturais medicinais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *