O poder relaxante do banho de camomila

A camomila com certeza é uma das mais antigas e ervas usada pela humanidade para fins medicinais. Mas e o banho de camomila, você conhece ou já ouviu falar em seus benefícios?

 

Se você ficou curioso e quer saber tudo sobre esse poderoso banho de saúde, acompanhe nosso artigo. Nós vamos falar sobre todos os benefícios do banho de camomila e como ele pode ser preparado em casa.

 

Conhecendo mais sobre a camomila

 

Antes de tudo, vamos saber um pouco mais a respeito dessa erva tão poderosa em favor de nossa saúde. Dizemos que se trata de uma erva poderosa para a saúde, pois suas flores secas possuem um infinidade de implicações para a nossa saúde. Isso acontece porque ela possui um alto nível de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

 

Assim sendo, os antioxidantes da camomila são os principais fatores que contribuem para suas propriedades curativas. Por causa do seu alto poder curativo, a camomila já tem sido grandemente usada na antiguidade,  por cerca de quase 5.000 anos atrás.

 

Os poderes antioxidantes da camomila extraídos a partir do chá da erva, ou esmo do seu extrato ajudam ainda a promover tranquilidade, vitalidade e uma aparência muito mais jovem.

 

Os benefícios da camomila

 

Como já vimos, o alto poder antioxidante da camomila atribui-lhe uma forte ação curativa. Dessa forma, ela é usada para combater e tratar diversos males, bem como:

 

  • Ansiedade e depressão
  • Redução de dores inflamatórias
  • Alergia
  • Inflamações
  • Espasmos musculares
  • Insônia
  • Distúrbios da pele
  • Úlceras
  • Feridas
  • Problemas gastrointestinais
  • Artrite e reumatismo
  • Hemorroidas etc
  • Pele cansada e sem vigor
  • Problemas com a digestão
  • Congestionamento da mucosa nasal

 

 

Um dos maiores benefícios da camomila é o seu efeito calmante. Isso inclui o seu uso para acalmar o corpo, bem como a pele e até mesmo acalmar as dores e irritações da pele. Seu efeito calmante também ajuda a reduzir consideravelmente os níveis de ansiedade.

 

banho de camomila

 

Como usar a camomila

 

Uma erva tão completa não poderia se restringir a apenas uma forma de uso. São inúmeras as formas como podemos nos beneficiar da camomila. Veja algumas delas:

 

Banho de camomila: Alivia o estresse e promove o relaxamento corporal e mental.

 

Chá de camomila: Possui propriedades relaxantes e levemente sedativas, por isso auxilia no tratamento da insônia. Ajuda a relaxar e tratar a ansiedade e o nervosismo, além de ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante o período menstrual. Também ajuda a limpar o fígado e a tratar das questões digestivas.

 

Aromaterapia: O terapia feita com aroma da camomila difundida no ambiente ajuda a relaxar corpo e mente, além de ajudar a adormecer.

 

Óleo de camomila: Pode ser aplicado sobre a pele para curar picadas de insetos, comichões e eczemas.

 

 

O banho de camomila

 

Nada melhor do que um bom banho de camomila para proporcionar relaxamento e aliviar o estresse. Seu banho, feito em imersão em água quente é um poderoso método de relaxamento natural. Além disso, se aliado a outras ervas terapêuticas, seus benefícios podem se ampliar ainda mais.

 

Dentre os seus muitos benefícios, o banho de camomila ajuda a acalmar os músculos, tratar irritações da pele e promover um sono reparador. Além disso, por causa das suas propriedades curativas, o banho de camomila também ajuda a aliviar problemas da pele.

 

 

Como preparar o banho de camomila

 

Primeiramente você deverá fazer um chá de camomila, que deve ser bem concentrado. A proporção é de 1 colher (sopa) de flores de camomila para cada xícara de água.

 

Leve a água para ferver e, tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente a camomila. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos, a fim de que seus os óleos vegetais sejam totalmente liberados.

 

Após este período, coloque este chá concentrado na sua banheira de água quente. Você pode colocar de 3 a 5 xícaras de chá na banheira, fica a seu critério.

 

Faça o seu banho de imersão nessa banheira, permanecendo por um período de 20 a 30 minutos. Para potencializar o seu banho, você pode escolher uma música bem relaxante para tocar durante o seu banho. Aproveite para acender velas aromáticas de camomila. S e preferir, substitua o chá pelo óleo essencial de camomila.

 

Se você não tiver uma banheira, faça seu banho de camomila em uma bacia, jogando a água quente lentamente pelo seu corpo. Para finalizar, faça um escalda pés com óleos essenciais de camomila.

 

Por causa de sua ação relaxante, é aconselhável que o banho de camomila seja feito antes de dormir.

 

 

Gostou do nosso artigo sobre o Banho de Camomila? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *