Banho de calêndula: conheça os seus benefícios

Você sabia que a calêndula é uma flor que, além de sua beleza ornamental, também possui muitas propriedades medicinais? Essa flor milagrosa já era usada por civilizações antigas para tratamento tópico de úlceras e feridas. Dessa forma, o banho de calêndula feito como banho de assento até hoje vem sendo usado para a cura de diferentes tipos de inflamações.

 

Nesse artigo, nós vamos falar sobre os benefícios do banho de calêndula e a melhor forma para você prepará-lo em casa.

 

 

Conhecendo a calêndula

 

Nativa da África, essa maravilhosa flor foi trazida para o Brasil no século XVIII, onde teve uma perfeita adaptação devido ao clima do país. De coloração amarelo alaranjada, a calêndula é pertencente à família das margaridas.

 

É reconhecida pelo seu inconfundível perfume e possui uma característica muito peculiar: suas pétalas ficam abertas do momento do nascer do sol até a hora em que ele se põe.

 

Essa curiosa flor é utilizada tanto para fins ornamentais como para uso medicinal, principalmente para fabricação de medicamentos e cosméticos. Devido às suas propriedades curativas, ela é hoje muito utilizada também para tratamentos caseiros para diversas finalidades.

 

 

Os benefícios da calêndula

 

Não são raros os tratamentos medicinais que se utilizam das propriedades curativas da calêndula. Isso porque ela possui uma quantidade elevada de flavonoides, que é útil para proteger o organismo contra os radicais livres prejudiciais às células. Além disso, essa flor milagrosa possui efeitos antivirais, anti-inflamatórios, antibacterianos e até mesmo antitumorais.

 

Sua composição também contém saponinas, com propriedades altamente anti-inflamatórias. De acordo com estudos, as flores da calêndula promovem o metabolismo das proteínas e colágeno, o que significa que também ajudam a desenvolver células novas e saudáveis.

 

Mas é no uso tópico que a calêndula tem sido amplamente utilizada. Isso, por causa da sua ação diaforética, estimulante, antisséptica e curativa no tratamento de queimaduras, infecções de pele, pruridos, cortes, arranhões, abrasões, bolhas, erupções etc. Por isso é muito comum encontrarmos a calêndula nas composições de cremes e sabonetes para a pele. No entanto, uma das formas mais populares de tratamento caseiro é através do banho de calêndula em forma de banho de assento.

 

  • Dentre todos os seus benefícios, podemos destacar:
  • Contém carotenoides que nutrem a pele.
  • Possui propriedades antissépticas, antibacterianas e antivirais para tratamento de cortes e feridas.
  • Promove uma melhor cicatrização de feridas, formando uma nova pele.
  • Ajuda a aliviar queimaduras (incluindo queimaduras solares), contusões e doenças inflamatórias da pele.

 

banho de calêndula

Banho de calêndula para assento

 

Como já vimos, a calêndula é uma planta medicinal que é usada principalmente nos tratamentos de feridas e infecções cutâneas. Por isso, ela é muito utilizada para banhos íntimos são excelentes coadjuvantes nos tratamentos de hemorroidas, micoses vaginais, candidíase, coceira e pruridos vaginais e até mesmo prevenir a incontinência urinária.

 

 

Como preparar o banho de assento com calêndula

 

Você irá precisar de:

 

  • 2 colheres (sopa) de flores de calêndula secas
  • 2 xícaras de água

 

Primeiramente, faça um chá de infusão com as flores. Para isso, coloque a água para ferver e, quando estiver em fervura, apague o fogo e acrescente as flores. Deixe tampado por cerca de 10 minutos.

 

Depois disso, escolha uma bacia cujo tamanho seja suficiente para que você sente dentro dela. Em seguida, coloque água morna até a metade e acrescente nessa água o chá de calêndula que você preparou.

 

 

Como deve ser o banho

 

Depois de ter misturado o chá de calêndula à água, certifique-se de que a temperatura esteja agradável à sua pele. Estando em boa temperatura, entre na bacia e procure abrir ligeiramente as pernas, de modo que suas partes íntimas tenham contato com a água do banho de calêndula.

 

Permaneça por um tempo aproximado de 20 minutos ou até que a água esteja fria. Você pode fazer esse banho uma vez ao dia, até diminuírem os sintomas. Se forem muitos os sintomas, faça esse banho 2 vezes ao dia.

 

Se preferir, faça esse banho em uma banheira. Nesse caso, faça o chá com 6 colheres de calêndulas e 6 xícaras de água.

 

Gostou do nosso artigo sobre o banho de calêndula? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *