Banho de cachoeira: conheça os seus benefícios

Com o aumento dos cuidados com a saúde e estética corporais, temos visto um aumento significativo de SPAs com opões de tratamentos cada vez mais variadas. No entanto, você não precisa gastar tubos de dinheiro em um SPA para obter os benefícios que a própria natureza pode lhe trazer. E um dos tratamentos terapêuticos naturais mais eficazes podem ser feitos com um bom banho de cachoeira.

 

Mas se você não faz ideia de quantos benefícios o banho de cachoeira pode nos proporcionar, este artigo é para você. Surpreenda-se com o poder deste banho que pode fazer maravilhas pela sua saúde!

 

Os muitos benefícios do banho de cachoeira

 

Muitos já conhecem os muitos benefícios que o banho frio pode proporcionar à nossa saúde. Este tipo de banho é muito simples, e pode ser feito em casa, no chuveiro ou na banheira. No entanto, quando falamos sobre o banho de cachoeira, estamos falando nos benefícios terapêuticos que envolvem vários elementos da natureza juntos.

 

A queda d’água fria e natural em alta pressão, a paisagem verde, os sons suaves da natureza e os aromas das plantas e flores compõem uma verdadeira terapia, que pode proporcionar grandes benefícios à nossa saúde. Portanto, conheça alguns dos principais benefícios que um bom banho de cachoeira pode proporcionar:

 

Melhora do sistema imunológico

Embora muito temos ouvimos de nossas mães que o banho frio provoca doenças, estudos têm comprovado o contrário. Eles afirma que banhos frios regulares podem aumentar significantemente o número de glóbulos brancos, o que ajuda a combater doenças.

Mas por que um banho de cachoeira, com água tão fria, pode ser benéfica? Quando estamos em contato com a água fria, nosso corpo tenta desesperadamente se aquecer. Com isso, nosso metabolismo acelera, e durante este processo nosso sistema imunológico é ativado. É nesse momento então que liberamos mais células brancas do sangue.

banho de cachoeira

Ação vasodilatadora e melhora da circulação

O banho de cachoeira possui uma forte ação vasodilatadora, que estimula positivamente os nossos sistemas neurais e respiratórios. Dessa forma, auxilia também o sistema cardiovascular. De acordo com a medicina tradicional chinesa, isso torna nosso corpo muito mais resistente, aumentando a nossa resistência contra agentes patogênicos externos.

Além disso, o choque da água da cachoeira em contato com o corpo aumenta nossa circulação sanguínea, levando as artérias a bombear sangue de forma mais eficiente. Essa ação irá aumentar a saúde geral do coração.

 

Combate à depressão

Existem evidências comprovadas de que os banhos frios, bem como um bom banho de cachoeira, podem nos ajudar a combater a depressão. Quando nosso corpo tem contato, a impressão que temos é que cada nervo de nosso corpo recebem estímulos, como se estivessem sendo impulsionados. Todos esses impulsos agem de uma só vez, resultando em uma grande melhora em nosso humor.

Inclusive, há pesquisas que já concluíram que banhos frios podem estimular a área do cérebro que libera a noradrenalina. Este é um hormônio altamente eficaz no combate à depressão e alívio do estresse.

 

Reduz as dores musculares

Não é à toa que muitos atletas mergulham em banhos de gelo para lidar com a tensão física de jogos intensos e sessões de treino. Esta não é apenas tradição ou algum tipo de teste de tolerância à dor. Há evidências científicas de que a exposição à água fria pode prevenir dores musculares. Estudos têm comprovado que banhos frios são altamente eficazes para aliviar os músculos doloridos. Isso pode ser feito de 1 a 4 dias após os exercícios.

Portanto, por conta do poder medicinal da água fria aliada à pressão da queda d’água da cachoeira podem promover alívio das dores musculares. Este benefício pode ser alcançado não somente por atletas, mas também por pessoas que sofram com dores musculares.

 

Aumento de energia

Se você já pulou em água realmente fria, já deve ter percebido o quanto é difícil de respirar. A sensação é que nos primeiros segundos a respiração pode ser até mesmo dolorosa, obrigando-nos a uma respiração mais profunda. Com isso, ocorre um aumento na ingestão de oxigênio, melhorando drasticamente a frequência cardíaca. Essa ação irá promover um impulso de energia que pode durar por horas após o banho de cachoeira.

 

Promove a perda de gordura

Você sabia que o banho de cachoeira pode até mesmo ajudar a acelerar a perda de gordura? Vamos entender. Existem dois tipos de gordura em nosso corpo: a gordura branca e a gordura marrom. A gordura branca não é boa, é aquela que se instala geralmente na barriga e em lugares estratégicos que tanto odiamos. Já a gordura marrom é uma gordura boa, que funciona como geradora de energia, mantendo o corpo aquecido.

Quando entramos em contato com a água fria de uma cachoeira, por exemplo, este choque acaba ativando nossa gordura marrom. Essa ação promove imediatamente uma grande perda de gordura branca, que muitas vezes é difícil de eliminar.

 

Este artigo sobre o banho de cachoeira foi útil para você? Se gostou, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *