Banho de assento: o tratamento íntimo medicinal

Antigamente, muito se ouvia falar em banho de assento. Nossas avós já eram acostumadas a fazê-lo para combater muitos males relacionados às áreas íntimas vaginais. E não é para menos, afinal, os antigos sabiam bem o que fazer quando o assunto era remédio caseiro.

 

Nesse artigo nós vamos falar sobre as utilidades medicinais para o banho de assento, os tratamentos a serem feitos com ele e como prepará-lo. Fique com a gente.

 

 

O que é o banho de assento

 

Como o nome mesmo diz, o banho de assento é um banho com função medicinal, onde a pessoa se senta em um recipiente com água para alívio de sintomas relacionados às partes íntimas. É, na verdade, um tipo de lavagem externa da vagina em água morna, com algum tipo de substância de ação antisséptica.

 

Antigamente o banho de assento era muito indicado não somente pelas “avós”, mas também por médicos. No entanto, esse tratamento é tão eficaz que se faz presente até os dias de hoje e indicado para diversos tipos de tratamentos íntimos.

 

Mas o banho de assento é mais do que sentar apenas na água. No banho de assento temos uma água preparada medicinalmente com as ervas indicadas para cada tipo de problemas. Dessa forma, os banhos de assento nunca seguem uma receita única, pois as ervas medicinais podem variar.

 

Além disso, o banho de assento é indicado para diferentes males, e os resultados são comprovadamente muito eficazes. Tanto que nossas avós não ficavam sem esse tipo de banho. As principais indicações para esse tratamento são para equilibrar o pH da região íntima e interromper a proliferação de bactérias e fungos que provocam diferentes doenças e infecções.

 

 

Como fazer o banho de assento

 

O banho de assento é uma ótima maneira de se aliviar incômodos relacionados às partes genitais, mas também para alívio de sintomas na área abdominal. Fazer o banho de assento é um procedimento muito fácil que é feito em casa. Basta ter uma banheira ou uma bacia com tamanho suficiente para você sentar e ficar imersa na água. Vale lembrar que no banho de assento a temperatura da água é sempre morna.

A seguir, veja alguns tratamentos que podem ser feitos com esse poderoso banho:

 

banho de assento

 

Banho de assento com bicarbonato de sódio

 

 

O banho de assento com bicarbonato de sódio é indicado para diversos tratamentos genitais, incluindo coceiras e ardências. O bicarbonato de sódio irá ajudar a melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar a controlar o pH do corpo. Excelente para tratamento de candidíase, infecções urinárias, herpes, coceiras, irritações, mal cheiro, corrimentos. Etc.

 

Como fazer

 

Para fazer o banho de assento com bicarbonato de sódio você deverá colocar ferver 1 litro de água, colocá-la em uma bacia até amornar. Quando já estiver em temperatura agradável para a pele, acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, misturando-o bem. Sente-se na bacia de maneira que você consiga cobrir todo o ventre. Permaneça por 20 minutos ou até que a água fique fria.

 

Esse procedimento também pode ser feito em banheira, aumentando a quantidade de água e do bicarbonato, em proporções iguais (1 colher de sopa para cada litro).

 

 

 

Banho de assento com vinagre de maçã

 

A acidez do vinagre maçã é excelente para regular o ph do corpo e pode aliviar diversos sintomas como corrimentos, coceiras e ardências.  Ele também é excelente para reduzir a intensidade das crises de infecção urinária. No entanto, é muito importante que o procedimento seja feito com vinagre de maçã orgânico.

 

Como fazer

 

Para fazer o banho de assento com vinagre de maçã, você deverá ferver 1 litro de água e, quando fervida, colocá-la em uma bacia até amornar. Quando esta água já estiver em temperatura agradável para a pele, acrescente 2 colheres de vinagre de maçã orgânico, misturando-o bem. Sente-se na bacia de maneira que você consiga cobrir todo o ventre. Permaneça por 20 minutos ou até que a água fique fria.

 

Esse procedimento também pode ser feito em banheira, aumentando a quantidade de água e do vinagre de maça, em proporções iguais (2 colheres de sopa para cada litro).

 

 

E, então, esse artigo sobre banho de assento foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

 

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

 

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *