Banho de alfazema: renove as energias perdidas durante o dia

Quem não fica atraído pelo delicioso cheiro de frescor da alfazema? Mas é bem verdade que essa planta é muito mais do que uma simples flor aromática. Ela possui muitos benefícios que vão desde o uso na aromaterapia como para banhos energéticos. Assim sendo, o banho de alfazema tem sido cada vez mais utilizado por conta de todos os seus benefícios.

 

Você já tomou o banho de alfazema? Conhece alguém que faça uso desse banho? Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os seus benefícios.

 

 

O que é a alfazema

 

Muito conhecida pelo seu aroma, a alfazema – também conhecida como lavanda –  é muito utilizada na indústria cosmética. Sua utilização vai desde a fabricação de perfumes, sabonetes, colônias, odorizantes de ambientes, etc.

 

Suas flores de cor azul violeta são de rara beleza e são claramente identificadas pelo seu odor muito agradável a qualquer paladar mais sofisticado.

 

Em uma combinação de beleza e funcionalidade, a lavanda tem sido muito utilizada para fins terapêuticos com resultados extraordinários.  De suas flores também é extraído o seu óleo essencial, muito usado na aromaterapia.

 

Uma das suas principais características é que ela possui ações calmantes e anti estresse. Por isso ela se destaca não somente nas terapias alternativas como também em terreiros de umbanda e candomblé.

 

Uma das formas de uso dessa flor é através do banho de alfazema.

 

 

Para que serve o banho de alfazema

 

 

Com a correria do dia a dia, trabalho, estresse e excesso de responsabilidades, as pessoas acabam se contaminando energeticamente. Isso acontece por causa dos ambientes carregados que frequentamos e que, muitas vezes, acaba carregando nosso próprio ambiente.

 

Para combater esse peso de energia negativa e carregada ou mesmo quando a pessoa está com falta de energia, aconselha-se fazer um bom banho de alfazema. Ele é muito propício a trazer calma e aliviar toda e qualquer tensão e estresse.

 

Quando devemos fazer o banho de alfazema

 

Não existe um período específico para tomar o banho de alfazema. Ele é indicado para ser feito sempre que a pessoa se encontrar em estado energético muito negativo. Porém, não precisa esperar sentir-se com a energia pesada para fazer uso do banho. Ele pode ser feito uma vez por semana, preferencialmente no começo dela.

 

Existem várias maneiras diferentes para se fazer o banho de alfazema. Basta escolher uma delas e se beneficiar com os poderes calmantes da alfazema (lavanda).

 

banho de alfazema

 

Banho energético de alfazema

 

Esse banho é possui um efeito energético muito positivo, atuando na eliminação de energias ruins e renovando nossas próprias energias. Para você fazer o seu banho energético de alfazema é muito simples. Você vai precisar de:

 

  • 20 gotas de *essência de alfazema (ou perfume de lavanda)
  • Meio copo de sal grosso
  • Meio litro de água
  • 1 litro de água

 

Você pode aumentar a quantidade de água, obedecendo as proporções. Para o banho, aqueça a água e, em seguida, coloque a alfazema e o sal grosso. Deixe descansar até que a água esteja em temperatura agradável à sua pele.

 

Em seguida, faça seu banho de higiene normalmente. Quando terminar, desligue o chuveiro e jogue a água do banho de lavanda sobre o seu corpo. A água deve ser jogada do pescoço para baixo. Enquanto joga o banho, vá mentalizando coisas boas que deseja atrair para sua vida.

 

Terminando de fazer isso, não enxague o corpo. Apenas seque-se com uma toalha limpa.

 

*A essência de alfazema pode ser substituída por 10 gotas de óleo essencial de alfazema ou 1 tampinha da seiva de alfazema (encontrada nas perfumarias)

 

 

Banho energético de alfazema (para o ambiente)

 

Engana-se quem pensa que o banho de alfazema pode ser feito apenas para nós. Quando percebemos o ambiente de nossa casa ou trabalho muito pesados e cheios de energia ruim, podemos aplicar o banho no próprio ambiente.

 

Nesse caso, se você perceber que está convivendo em algum ambiente pesado, prepare um banho para ser aplicado ali. Existem duas formas bem fáceis para isso.

 

 

No balde

 

Em um balde com 3 litros de água, acrescente 9 gotas de óleo essencial de alfazema. Você pode fazer com mais ou menos água; a proporção é de 3 gotas para cada litro. Feito isso, proceda com a limpeza em seu ambiente, com água e sabão, como você faz normalmente. Após a limpeza convencional, finalize passando no chão um pano limpo com essa mistura de água com alfazema.

 

Se preferir, pode substituir as 3 gotas do óleo essencial por 1 tampinha de seiva de alfazema, uma colônia muito usada antigamente, até hoje encontrada em algumas perfumarias.

 

 

No borrifador

 

Para fazer a limpeza do ambiente através de um borrifador, você deve fazer a limpeza normal em sua casa, com água e sabão ou com o que se tem de costume. Feita a limpeza, borrife em todo o ambiente uma mistura feita com álcool e seiva de alfazema (meia tampa para cada 250 ml de álcool). Você pode borrifar essa mistura sobre móveis ou no ar, deixando o aroma se espalhar, proporcionando leveza ao ambiente.

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply