Banho com barbatimão: o seu banho ginecológico

Você já ouviu falar no banho com barbatimão? Conhece bem todos os seus benefícios? Este poderoso banho é muito conhecido desde o tempo de nossas avós, que tinham por costume usar o barbatimão para curar alguns tipos de problemas ginecológicos.

Portanto, por causa de seus efeitos medicinais, essa erva tem sido muito utilizada pela medicina naturalista até os dias de hoje. E não é para menos, afinal, os resultados doesse poderoso banho são incríveis.

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre o banho de barbatimão. Conheça os seus benefícios e aprenda a prepará-lo de em sua casa.

 

O que é o barbatimão

O barbatimão é uma árvore de médio porte, cujas folhas e casca são utilizadas para diversos tipos de tratamento. Seu nome científico é Stryphnodendron barbatimão, e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

 

Os benefícios do barbatimão

A medicina natural faz uso do barbatimão de diversas formas. Ele pode ser usado para compressas, cataplasmas, chás e até mesmo forma de pomada, creme ou sabonete, todos para tratamento de problemas com a pele.

Assim, devido a seu alto poder cicatrizante, a pomada do barbatimão é muito eficaz nos tratamentos de feridas e até mesmo queimaduras. Já o seu chá é a opção perfeita para o tratamento de problemas como artrite, dores de garganta e até mesmo o tratamento de infecções.

No entanto, é no tratamento ginecológico que o barbatimão realmente faz sucesso. Para isso, o banho com barbatimão é usado como um poderoso banho de assento.

Muitos estudos têm sido realizados para comprovar a eficácia do barbatimão, e foram encontradas as seguintes ações:

  • Adstringente
  • Analgésica
  • Antibacteriana
  • Anti-hemorrágica
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Antisséptica
  • Coagulante
  • Desinfetante
  • Diurética

banho com barbatimão

O banho com barbatimão

Como vimos, uma das formas mais usadas do barbatimão é como forma de tratamento ginecológico. Para isso, a erva pode ser usado de diversas formas, seja como um potente sabonete ginecológico, ou como um componente do banho de assento. Esse tipo de banho é uma técnica usada para tratar infecções íntimas, devido ao seu alto poder de manutenção do pH vaginal.

Assim sendo, esse poderoso banho com barbatimão pode ser usado para vários tipos de tratamento, que vão desde infecções vaginais até mesmo hemorroidas.

 

Como fazer o banho com barbatimão

Para fazê-lo, você deverá fazer um chá com a casca do barbatimão. Para isso, ferva a água juntamente com um punhado de cascas, por um período de 15 a 20 minutos. Lembre-se de colocar água suficiente, pois, durante a decocção, a água tende a diminuir.

Passado o tempo da fervura, apague o fogo e tampe a panela, deixando em repouso por mais 15 minutos. Note que no existe uma quantidade exata da casca para ser fervida com a água. O importante, é que o resultado dessa decocção seja um chá bem forte.

Estando pronto o chá, passe-o por uma peneira, a fim de separar as cascas da água. Coloque essa água em uma bacia e, se for necessário, acrescente mais água fria. O ideal é que a temperatura esteja confortável para a pele.

Feito isso, você deverá sentar-se nessa bacia, garantindo que suas partes íntimas estejam totalmente em contato com a água. Permaneça dessa forma por um tempo de 15 a 20 minutos.

 

Esse artigo sobre o banho com barbatimão foi útil para você? Se sim, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply