Banho calmante: o poder do relaxamento em sua casa

Sabe aquela pressão e estresse do dia a dia, que você chega em casa e tudo o que precisa é de uma boa dose de relaxamento? Para isso, nada melhor do que um delicioso banho calmante, que você pode fazer a qualquer momento e onde quiser.

Então se você quer aprender a fazer um banho calmante no conforto da sua casa, acompanhe nosso artigo e veja como é fácil.

 

O poder calmante dos aromas

Muitos ouvem falar sobre a aromaterapia, mas nem sempre se conhece todos os benefícios dessa poderosa terapia. Aliás, desde o antigo Egito já se praticavam tratamentos através da ação dos aromas com muita eficácia.

Sendo uma terapia holística, a aromaterapia trabalha a ligação entre o nosso olfato e a influência do mesmo sobre os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, quando nosso olfato entra em contato com determinados aromas, nossos canais olfativos mandam uma mensagem que vai diretamente para o nosso sistema límbico.

O sistema límbico é a parte do nosso sistema nervoso responsável por todas as nossas emoções. Assim sendo, quando recebe a mensagem enviada pelo nosso olfato, nosso cérebro tem uma reação imediata às propriedades aromáticas que, dessa forma, alteram nossas emoções e sentimentos.

É essa reação que recebemos que é responsável pela mudança de um estado de desânimo para um estado de ânimo, por exemplo. E isso é alcançado através das diferentes reações que se manifestam de acordo com cada aroma.

Portanto, através do olfato alguns pontos cerebrais são ativados, trazendo um gatilho de diversos efeitos: relaxantes, estimulantes, curadores, afrodisíacos, calmantes, antidepressivos, revigorantes etc. Ou seja, cada aroma nos proporciona uma ação diferente, nos fazendo sentir sensações das mais variadas.

A aromaterapia pode se utilizar de diversas fontes aromáticas, que podem ser desde ervas/ flores in natura, como também com seus óleos essenciais ou até mesmo com velas aromáticas. Destes, o mais utilizados são os óleos essenciais que são extraídos da planta, possuindo efeitos terapêuticos já estudados e comprovados pela ciência.

 

A ação calmante da aromaterapia

Como vimos, existem aromas que são responsáveis por diversas ações em nossas emoções. Uma delas é a ação calmante, que muitas pessoas buscam a fim de se livrar de toda estresse do dia a dia. Para isso, nada melhor do que um perfeito banho calmante feito com óleos essenciais próprios para relaxar e proporcionar calma após um dia pesado.

Assim sendo, para fazer o banho calmante é preciso se utilizar de óleos essenciais com ação calmante. Dentre elas, temos:

  • tangerina
  • lavanda
  • capim-limão
  • camomila

 

banho calmante

Como preparar o banho calmante

Para preparar o seu banho calmante, você poderá fazê-lo em uma banheira, como um banho de imersão. Mas não se preocupe caso não tenha uma banheira em casa, pois você poderá ter os mesmos benefícios do banho calmante através de um delicioso escalda pés. É aconselhável que você faça o seu banho calmante sempre antes de dormir. Veja como fazê-los.

Na banheira

Preencha sua banheira com água quente em temperatura agradável à sua pele. Pingue 10 gotas de óleo essencial de capim limão, juntamente com 2/3 xícara de chá de sal grosso e 1/3 xícara de sulfato de magnésio (sal de Epsom).

Feito isso, entre na banheira para fazer o seu banho calmante por imersão, devendo permanecer um período de, pelo menos, 20 minutos. Quando estiver na banheira, tente também relaxar a sua mente, visualizar coisas boas e leves.

Você pode ainda potencializar o seu banho calmante velas aromáticas de capim limão pelo ambiente. Aproveite e coloque uma música bem baixinha e suave de fundo.

Na bacia

Para quem não sabe, o escalda pés, também conhecido como pedilúvio quente, é um método terapêutico muito utilizado para aliviar o cansaço acumulado e o estresse. Dessa forma, nada como combinar os efeitos terapêuticos calmantes para fazer um perfeito escalda pés.

Para isso, você deverá encher uma bacia com água quente, com uma quantidade que seja suficiente para imersão dos seus pés. Acrescente a essa água 6 gotas de óleo essencial de capim limão e 2 colheres (sopa) de sal grosso.

Coloque seus pés dentro dessa bacia em uma posição confortável que permita um bom relaxamento. Não tenha pressa, esse momento é só seu. Se preferir, aproveite para fazer uma auto massagem em seus pés utilizando bolinhas de gude no fundo da bacia, para que você possa friccionar a planta de seus pés sobre elas.

Permaneça com os pés na água por cerca de 20 minutos. Ao retirá-los da água, finalize com uma boa massagem com gel à base de camomila. Experimente fazer hoje mesmo.

Gostou do nosso artigo sobre o banho calmante? Se gostou, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais.

Leave a Reply