Bálsamo: usos e benefícios

O bálsamo é uma planta bastante conhecida no Brasil em suas mais variadas forma. Há diversas subespécies dela, que apresentam pequenas diferenças físicas, apesar de composição química muito semelhante.

Trata-se de uma planta geralmente baixa, com folhas suculentas e textura lisa (na maioria dos casos). As folhas são brilhantes, e possuem um formato ovalado, semelhante a gotas. Esta característica torna o bálsamo primariamente ornamental, em função de sua beleza e exoticidade.

Embora seja uma planta nativa da África e da Ásia, não é difícil encontrar estas plantas no Brasil. Elas possuem adaptação razoavelmente fácil. Mesmo assim, sua utilização medicinal ainda é pequena, apesar de seus conhecidos benefícios para a saúde. Em seus continentes de origem, a planta é mais conhecida para usos medicinais. A planta é, até mesmo, citada na bíblia em função de seus benefícios.

Formas de utilização do bálsamo

Esta planta pode ser utilizada tanto em aplicações externas (tópicas), quanto no consumo interno. Nenhum dos casos sugere algum tipo de cuidado especial, considerando que a planta não oferece muitos riscos alergênicos.

Para o uso tópico, pode-se desenvolver pastas, ou extrair o sumo das folhas para ser diretamente utilizado. Já nos casos de ingestão, sugere-se a infusão em água morna – nunca muito quente, para evitar perda nutricional.

Em algumas culturas, utiliza-se a folha como parte de saladas. Este uso é especialmente útil para problemas no trato digestivo. Menos comum, mas igualmente útil, é o suco das folhas – geralmente misturado com algum ingrediente que o torne saboroso.

beneficios-do-cha-de-balsamo-doce

Benefícios do bálsamo para a saúde

Entre os principais benefícios da planta para a saúde, destacam-se:

Propriedades cicatrizantes

Um dos principais benefícios utilizados do bálsamo é sua capacidade cicatrizante. Seu óleo era uma das principais substâncias utilizadas para o tratamento de cortes e feridas. Além de acelerar a cicatrização dos tecidos, com aplicação tópica, suas propriedades antibacterianas reduziam o risco de infecções.

Isso garantia uma cicatrização limpa, com menos riscos de desenvolver-se em um problema de pele mais grave em um futuro próximo.

Capacidade anti-inflamatória e antimicrobiana

As capacidades anti-inflamatórias e antimicrobianas da planta também são muito úteis para a saúde geral do corpo. Além de participarem da facilidade de cicatrização que a erva possui, ainda carregam um grande potencial de benefícios no que diz respeito à sua ingestão.

Com o bálsamo adicionado à dieta regular, pode-se diminuir os riscos de infecções (especialmente bacterianas) no sistema digestivo. Além disso, quem possui condições como artrite pode sentir os efeitos de diminuição de dores e inchaços, após alguns dias de tratamento contínuo.

Saúde gastrointestinal

Como mencionado, a capacidade antibacteriana do bálsamo auxilia bastante na saúde gastrointestinal. Infecções podem ser tanto prevenidas quanto tratadas pela planta, no sistema digestivo.

Além disso, sua propriedade anti-inflamatória garante a redução de dores e diminuição de constipações causadas por inchaços internos.

multiflorafernandopolis-crassula-ovata-falso-balsamo-cultivo-de-flores-e-plantas-845x321

Tratamento das vias respiratórias

As propriedades anti-inflamatórias da planta também auxiliam na saúde respiratória. Em especial, há registros centenárias demonstrando que a planta era utilizada para o tratamento de bronquite. Ao evitar os inchaços no trato respiratório, libera-se as vias para suas funções normais e diminui-se a incidência de congestão.

Veja também:

Leave a Reply