Babosa: quais os benefícios para a saúde?

A babosa é uma planta medicina repleta de benefícios nutricionais. Bastante viscosa em seu interior, é da mesma família das cebolas e do alho.

Suas diferentes partes possuem finalidades bastante distintas. Isso inclui aplicações internas e externas. Para aplicação externa, é comum que se utilize para cicatrização ou tratamentos de pele, por exemplo. Sua aplicação é comum, também, em cosméticos diversos. Em cosméticos, é comum que o mercado brasileiro apresente a babosa com seu nome em inglês – aloe vera.

Por alguns períodos de tempo específicos, é possível consumir a babosa na alimentação, como parte de algum tratamento. Isso não deve, no entanto, fazer parte da sua dieta regular.

A babosa possui mais de 200 componentes ativos. Isso inclui vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e diversos outros nutrientes. É por isso que sua utilização medicinal é tão ampla. Sua utilização pelos humanos, aliás, data de mais de cinco milênios. Confira quais são suas principais vantagens para nosso organismo:

Capacidade adaptógena

A babosa é conhecida por ser uma planta adaptógena. Em outras palavras, trata-se de uma planta capaz de melhorar a habilidade do corpo de resistir a mudanças externas e doenças. Isso fortalece o sistema imunológico e otimiza o metabolismo. Além disso, permite que você lide melhor com o estresse diário.

A babosa auxilia na digestão

Diversas doenças surgem de uma digestão ruim. Um trato digestivo que funcione adequadamente é um dos segredos para a boa saúde. A babosa é conhecida por limpar e suavizar o trato digestivo, melhorando as funções do corpo.

O grande benefício da planta é que sua atuação é adaptógena, e não reativa. Isso quer dizer que ela, por si só, não provoca nenhum efeito, mas fornece ao corpo a capacidade de lidar com problemas. Por isso, ela é igualmente eficiente para constipação e para o tratamento de diarreia.

Potencial de desintoxicação da babosa

A babosa é uma planta gelatinosa. Isso significa que, quando ingerida, seu “gel” move-se pelo trato intestinal com sua alta viscosidade. Desta forma, ele absorve as toxinas que estão no caminho, expulsando-as do corpo quando é expelido junto às fezes. Isso garante um efeito detox poderoso de forma rápida e extremamente simples.

Saúde da pele

img_quais_os_beneficios_da_aloe_vera_para_a_pele_5023_600

Em função de sua poderosa capacidade de cicatrização, a babosa é um dos principais componentes da indústria cosmética. Seu interior viscoso pode ser diretamente aplicado sobre queimaduras, machucados e picadas de insetos.

Ela age como um analgésico, diminuindo a dor. Além disso, é um antisséptico eficiente e um grande alívio para locais sensíveis. Para quem tem alergia a picadas, a aplicação de babosa também é capaz de diminuir a coceira causada pela reação.

Além disso, em função de sua alta concentração de água, é uma ótima forma de hidratar a pele. Cerca de 99% de sua composição é de água, o que hidrata a pele de forma extremamente eficiente.

Ações antissépticas

Pode atribuir uma série de capacidades “anti orgânicas” para a babosa. Desinfectante, antibiótica, antimicrobiano, germicida, antibacteriano, antifúngica, antiviral… Tantos nomes demonstram seu poder como um antisséptico – o que torna a babosa muito útil para as mais variadas situações imagináveis. Além disso, é fácil de ser mantida em casa, o que a torna uma solução prática de ser utilizada em emergências.

Ela auxilia diretamente no combate a infecções – especialmente nas infecções externas. Após lavar o local de um machucado com água, aplicar a parte interna da babosa sobre o machucado reduz significativamente os riscos de desenvolvimento de infecções e agravamentos.

A babosa ajuda a reduzir inflamações

aloe-vera1-copy600

Há doze substâncias na composição da planta que auxiliam a diminuir o ritmo ou, até mesmo, evitar as inflamações. Isso auxilia a combater os sintomas dolorosos de diversos condições – especialmente aquelas que atacam as juntas e reduzem sua flexibilidade, como reumatismo e artrite.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *