Azeda Crespa: conheça usos medicinais e culinários

Uma planta comum, considerada por muitos erva daninha, mas que possui propriedades medicinais. A Azeda Crespa tem sabor amargo e ação adstringente, além de ser estimulante do fígado e laxante suave. O resto eu conto a seguir…

Existe um histórico de uso da Azeda Crespa como fonte de ferro, servindo inclusive às parteiras no tratamento de anemia. Ela também pode ser empregada no combate a condições como: acne, feridas, prisão de ventre, retenção de líquidos e melanoma.

Suas folhas podem ser ingredientes de vinagres de ervas, juntamente com as de dente-de-leão e urtiga. Ricos principalmente em potássio, magnésio e vitamina C, os preparos combinam com molhos de saladas e cozimento dos alimentos.

A Azeda Crespa é rica ainda em vitamina B e cálcio. Entre suas propriedades, destacam-se as ações diurética, anti-inflamatória, febrífuga, antibacteriana, desintoxicante, hepática, antisséptica, laxante, adstringente, anticancerígena, cicatrizante e antiescorbútica.

Rumex crispus é o nome científico dela, mas existem também os sinônimos botânicos Rumex berlandieri e Rumex patientia. Popularmente, a Azeda Crespa é conhecida como língua-de-vaca crespa, paciência, labaça selvagem, língua-de-vaca e labaça-crespa, dependendo da região do Brasil em que é encontrada.

É uma planta invasora que ocorre com bastante frequência no Sul do país, infestando pomares, jardins, culturas anuais, terrenos baldios e beira de estradas.

Para os adeptos da medicina alternativa, a Azeda Crespa é uma opção de combate ao calor úmido acumulado na vesícula biliar e no fígado, aos problemas que provocam sintomas como constipação, dor no peito, icterícia, flatulência malcheirosa e repleção epigástrica.

A erva também é usada condições que afetam a pele. Por exemplo: remédio tópico para dermatites de contato causadas pela urtiga. Geralmente, a inflamação e a queimação são tratadas com folhas de Azeda Crespa amassadas e aplicadas no local afetado.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Azeda crespa: características, propriedades e dicas

Sua aparência é uma das que chamam mais atenção entre as plantas medicinais. Os ramos e as sementes abundantes da Azeda Crespa, quando secos, formam impressionantes campos em tom acobreado.

As hastes da Azeda Crespa possuem no máximo 1 m de altura, aproximadamente, tomando áreas abertas. Competitiva, a raiz principal dela alcança até 1,5 metro. E uma só planta é capaz de produzir 60 mil sementes, que podem ficar por mais de 80 anos adormecidas no solo.

Para identificar a raiz seca de boa qualidade da Azeda Crespa, é bom ficar atento à coloração dela, que geralmente vai do tom amarelo-escuro ao laranja. Seu aspecto é firme (chega a ser duro) e seu gosto é amargo.

O nome Azeda Crespa é dado às espécies de folhas onduladas. E, possivelmente, surgiu de uma palavra indo-europeia que significa azedo ou amargo, em referência ao sabor. Mas existe uma variedade associada de Azeda, às vezes usada como remédio natural, conhecida como labaça ou língua-de-vaca.

E falando em gosto amargo, é justamente por causa dele, ou melhor, do componente responsável por ele, que a erva é considerada útil no tratamento de males no fígado. Ela ajuda a energia do órgão circular e favorece a bílis, permitindo a recuperação da energia dinâmica do qì.

O componente amargo dela também seria capaz de atuar no sangue e, assim, influenciar o tratamento de problemas como lesões cutâneas crônicas. Por isso, a Azeda Crespa é tida como um importante fitoterápico no combate a enfermidades de pele com secreção pegajosa e úmida.

O chá de Azeda Crespa possui compostos com diversos benefícios medicinais. Fora isso, usar a planta em saladas verdes dá um toque azedo ao prato, parecido com o do limão.

Outra dica é adicionar a erva às sopas. E, caso esteja fazendo calor, um suco de laranja com mel, gelo e Azeda Crespa tem tudo para agradar!

Até o próximo artigo!

Leave a Reply