Aroeira: usos e benefícios

A aroeira é uma planta conhecida por seus benefícios para a saúde. Em alguns países, a planta é utilizada para produzir uma goma grudenta. A árvore é nativa do norte africano e de alguns países ao leste do mar mediterrâneo. Como um suplemento, a aroeira está disponível em cápsulas, além de gomas de mascar comuns.

É normal encontrar gomas a base de aroeira com seu nome em inglês, mastic. Sempre que você encontrar um produto com este nome, é provável que ele seja feito com os componentes principais da planta.

Confira quais são seus benefícios para a saúde, e como você pode beneficiar-se com o ingrediente:

aroeira-3

Saúde digestiva

Tradicionalmente, o hábito de mascar goma de aroeira é um alívio para o sistema digestivo. Este benefício já foi comprovado por diversos testes e estudos. O hábito pode auxilia especialmente quem tem gastrite ou um estômago sensível. Além disso, reduz a inflamação no trato digestivo. O efeito final disso é a diminuição de azia e problemas de constipação.

Tratamento de úlceras

Em adição à capacidade anti-inflamatória, a aroeira possui ação antimicrobiana significativa. As bactérias são as principais causas de úlceras intestinais. A capacidade da aroeira, frente a estas bactérias, demonstrou-se bastante eficiente, em um estudo publicado em 2010. O estudo foi realizado durante a ingestão de aroeira durante 14 dias.

Na verdade, o estudo demonstrou que a planta é mais eficiente do que medicamentos comuns contra a úlcera. Além de sua eficiência impressionante, a utilização da planta não gera efeitos colaterais. Isso é bastante útil para quem sofre com consequências da ingestão de medicamento.

Melhoria nos níveis de colesterol

A aroeira apresenta alguns efeitos significativos na diminuição dos níveis de colesterol LDL no sangue. O LDL é considerado o colesterol “ruim” em função de sua baixa densidade. Um estudo publicado no ano de 2007 demonstrou que o consumo diário desta erva durante dezoito meses ofereceu redução considerável nos níveis de LDL no sangue, e redução leve nos níveis de HDL.

Embora a redução de HDL não seja um efeito necessariamente desejado pelas pessoas, conclui-se que o baixo nível de sua redução compensa a alta redução do LDL.

Proteção do fígado

O periódico de etnofarmacologia publicou alguns estudos que buscavam identificar possíveis efeito protetivos da aroeira no fígado. Foram realizados testes sanguíneos nos participantes do teste, enquanto consumiam a erva diariamente. O resultado demonstrado foi a redução dos níveis de algumas enzimas, o que indica um menor carregamento do fígado.

Saúde oral

jarrow-formulas-mastic-gum-natural-mediterranean-tree-resin-500-mg-60-capsules

A goma desta planta é utilizada há muito tempo para diversos efeitos na saúde bucal das pessoas. Ela possui um efeito refrescante que, aliado ao efeito anti-inflamatório e antimicrobiano, são extremamente benéficos para a saúde da boca.

A soma destes efeitos mata bactérias nas partes mais difíceis de serem atingidas dentro da boca. Além disso, o efeito evita inflamações dolorosas na boca, especialmente na gengiva. Por este motivo, muitas pastas de dente e antissépticos bucais utilizam a aroeira entre seus ingredientes, e você talvez nem saiba.

As bactérias são as principais causas de cárie e problemas nos dentes, que podem evoluir para condições mais graves. Por isso, cuidar da saúde oral possui efeito benéfico indireto na saúde de forma geral.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *