Alcaparra: sabor incomparável e saúde à mesa; confira neste artigo

Salgada e de gosto peculiar, a Alcaparra é um condimento para pizzas, salmão e vários outros alimentos, especialmente os de influência italiana. Mas você sabia que, além de sabor inigualável, ela possui propriedades medicinais?

Um deles diz respeito ao nosso sistema digestivo. A planta contém fibras, servindo para promover a saciedade, diminuir a sensação de inchaço abdominal e favorecer o trabalho dos intestinos. Os botões das flores são fontes também de energia e substâncias antioxidantes.

Outro motivo para incluir Alcaparra na dieta é a presença de rutina e quercetina. A primeira ajuda na melhor circulação do sangue; a segunda conta com ações antibacteriana e anti-inflamatória.

Os flavonoides encontrados na Alcaparra, entre os quais os dois citados no parágrafo anterior, são considerados potentes na capacidade antioxidante, além de possuírem propriedades analgésica e anticancerígena.

Alcaparras fornecem ainda boas quantidades de ferro, potássio, sódio e cálcio, auxiliando na formação e manutenção de ossos e dentes. E mais: proteínas e diversas vitaminas (C, D, A, B6 e B12). Devido presença de cálcio, a planta é capaz de colaborar com a prevenção de problemas em nossa estrutura óssea. A osteoporose é um deles.

No caso dos diabéticos, a Alcaparra pode ser uma aliada, uma vez que traz pequena quantidade de carboidratos, permitindo dar uma forcinha no controle da glicemia. O fato de ser um alimento hipocalórico, com menores níveis de carboidrato e boa porção de fibra, também beneficia quem precisa adotar uma dieta de redução de peso.

Quem consome frequentemente Alcaparras, portanto, tende a ficar saciado por mais tempo e, ainda, pode manter os níveis de insulina baixos, graças aos poucos carboidratos a serem absorvidos na corrente sanguínea. Lembrando que este hormônio tem como uma de suas tarefas estocar gordura corporal.

É claro que o emagrecimento depende de vários fatores, tais como reeducação alimentar e prática de atividades físicas regularmente. No entanto, a planta, pelos motivos acima, não deixa de ser um reforço para os que lutam contra a balança.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas e/ou de um nutricionista. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Alcaparra: propriedades curativas e curiosidades

Alcaparra é o botão floral da Capparis spinosa, a alcaparreira, uma arbustiva nativa do clima semiárido da Bacia do Mediterrâneo. Rica em ferro e cálcio, ganhou o mundo nos alforges romanos.

As Alcaparras mais famosas da Itália são das ilhas de Pantelleria e Eólias. Aqui no Brasil, temos produção no sul de Minas Gerais, em Brazópolis. Mas é o Marrocos, mais precisamente a região de Fez, o maior produtor mundial delas, sendo sua cultura familiar, basicamente orgânica, manual e muito rentável.

Na internet, o que não falta é gente defendendo o uso medicinal da Alcaparra, destacando a existência de uma série de estudos que busca comprovar as propriedades terapêuticas dela. O que incluiria resultados sobre a infusão da planta e o óleo essencial – de composição semelhante ao da mostarda – na apoptose de células cancerígenas.

Em outras palavras, a Alcaparra poderia atuar no mecanismo celular de autodestruição programada, processo este que influencia o controle da densidade populacional de células saudáveis. Eu fico na torcida para que tal resposta seja possível mesmo!

E ainda não acabou… Os botões florais Capparis spinosa fornecem ácido cáprico, uma das gorduras essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo, e que é associada à boa digestão. Alcaparra tem o poder de, literalmente, dar água na boca, uma vez que estimula nossa salivação. Fora isso, também é medicinal.

Um pouco dela na alimentação pode ajudar a desintoxicar o organismo, pela diurese; afastar viroses; melhorar a capacidade pulmonar; proteger os vasos sanguíneos; combater varizes, gota, alergias (respiratórias, de alimentos ou produtos químicos) e hemorroidas.

Aproveite seu sabor e benefícios!

Até breve…

Leave a Reply