Agave: planta da tequila é medicinal e fonte de açúcar; conheça usos

A função laxante é o principal destaque entre os benefícios atribuídos à Agave para nossa saúde. Ela costuma ser eficiente em problemas intestinais como prisão de ventre e outras disfunções digestivas. Quer saber mais? Vem comigo, que o post de hoje está só começando!

Agave ou Agave tequilana é uma é uma planta da família das Liliáceas, também chamada de agave azul, mescal, agave tequila, xarope de agave, suco ou néctar de agave. O gênero inclui as variedades mapisal, pumila e americana, entre outras.

Todas as variedades de Agave são comestíveis (folhas, flores, caules e néctar). Este último, por sua vez, é obtido do sumo da planta, principalmente da Agave tequilana (agave azul). A partir do néctar, se produz o xarope.

A prevenção da osteoporose é uma das ações associadas ao consumo de Agave tequilana, pois ela contém cálcio, ferro, magnésio e potássio. O néctar escuro possui concentração de minerais; enquanto o mais claro, de sabor neutro, é semelhante ao melaço.

O xarope de Agave é usado até como adoçante de bebidas e substituto do açúcar e mel na panificação, sendo utilizado para reduzir a ingestão calórica, embora seja mais doce que o açúcar.

A planta traz edulcorante em sua composição – uma substância que pode ser aproveitada como adoçante em diversos alimentos naturais e orgânicos.

Quanto a outras possibilidades de tratamento utilizando a Agave, podemos citar ainda: combate a úlceras estomacais e artrite; redução da absorção de gordura e colesterol pelo intestino; atuação como diurético natural.

Adeptos da medicina caseira buscam no vegetal a função emoliente e um ótimo antisséptico bucal. É considerado também um aliado na prevenção da diabetes, porque apresenta baixo índice glicêmico. No entanto, não é indicado quando a doença já existe.

Apesar das qualidades medicinais e do baixo teor calórico, seu açúcar é igual aos demais, e por isso não é recomendado para diabéticos que tenham índices altos de glicose no sangue. Sem dúvida, é uma planta curiosa que traz em seu núcleo uma alta produção de açúcares, especialmente na forma de frutose.

A presença de frutose na planta faz dela uma opção que pode não ser totalmente benéfica para pessoas com diabetes tipo 1 ou 2. E mais: embora possa ser aproveitada como adoçante natural, deve ser usada com cautela pelos que querem ou precisam restringir açúcares na dieta.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas e/ou com nutricionista. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Importante: a agave azul contém frutose, e pode não ser recomendada para diabéticos. Gestantes também devem evitar a ingestão do suco ou xarope. E mais: se consumida em doses exageradas ou concentradas demais, a planta é capaz de provocar distúrbios digestivos.

Agave: história, características e curiosidades

Ela cresce em solos ricos e arenosos, além de altitudes acima de 1.500 metros. Grandes e suculentas, possuem folhas carnudas e pontiagudas que podem apresentar mais de 2 m.

As espécies selvagens são cobertas de flores amarelas. Polinizadas por morcegos nativos, os Leptonycteris nivalis, produzem milhares de sementes. Depois de completarem este ciclo, as plantas morrem.

A variedade tequilana é nativa da cidade mexicana Jalisco. É ingrediente base da famosa tequila, uma das destiladas mais conhecidas, que é preparada extraindo a seiva por aquecimento. Em seguida, é fermentada e destilada.

O governo do México procura controlar a qualidade da bebida por meio de leis. Estas permitem que a planta possa ser usada somente para produção de tequila, sendo o cultivo restrito a locais específicos daquele país.

Mezcal e o pulque são outras bebidas produzidas a partir de Agaves, graças à grande produção de açúcares no núcleo destas plantas, fazendo deles os compostos mais importantes para a fabricação de bebidas alcoólicas.

E neste artigo você viu também que a Agave possui propriedades medicinais!

Até o próximo…

Leave a Reply