Açafrão-da-terra: antioxidante e anti-inflamatório; veja dicas de consumo

Da família do gengibre, o Açafrão-da-terra é uma raiz com propriedade antioxidante, que tem destaque em sua ação antienvelhecimento. Mas os usos e benefícios dela vão muito além. É o que você vai ver hoje!

A grande estrela das propriedades medicinais é a curcumina, o polifenol com capacidades antioxidante e anti-inflamatória. A substância, que proporciona a cor amarela intensa do Açafrão-da-terra, é apontada como aliada na prevenção e/ou tratamento de diversos males.

Algumas das funções atribuídas à curcumina: favorecer o combate ao câncer (melanoma, mama, próstata e pâncreas, por exemplo); redução do risco de surgimento da leucemia e mieloma múltiplo; atuar sobre metástases em vários tumores.

Este componente do Açafrão-da-terra ainda conta com propriedades capazes de colaborar com a saúde cardíaca, do fígado e no controle da diabetes. Também é associado à diminuição da inflamação de artrite, à neutralização dos radicais livres, às funções analgésica, antisséptica e antibacteriana.

Por causa dos compostos químicos encontrados na planta, ela é indicada para agir no metabolismo das gorduras e contribuir com o emagrecimento, favorecer o controle da acne, combater psoríase, sintomas da depressão e prevenir o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Tudo indica que tais efeitos do Açafrão-da-terra já foram documentados em pesquisas científicas. Um dos estudos, que diz respeito à diminuição do risco da doença de Alzheimer, teria sido registrado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Açafrão-da-terra: características, benefícios e formas de uso

Gengibre amarelo, açafrão-da-índia e cúrcuma são outros apelidos do Açafrão-da-terra. Porém, existem mais 100 espécies da família cúrcuma no mundo, sendo o açafrão consumido oriundo da Curcuma longa.

Existe uma certa confusão das pessoas entre o Açafrão-da-terra e açafrão- vermelho. O primeiro é bem mais acessível; já o tipo vermelho é obtido de pistilos de uma flor, e considerado a especiaria mais cara do planeta.

O açafrão-da-índia vem sendo utilizada na medicina chinesa e na ayurvédica há mais de 4 mil anos como fitoterápico poderoso. Mas aos poucos foi sendo conhecido e aproveitado fora do Oriente Médio e Ásia, inclusive como tempero.

Além da curcumina, a raiz contém minerais diversos, principalmente potássio, importante para o controle da pressão sanguínea e prevenção de derrames. É fonte ainda de vitamina C, aliada de nossa imunidade, e vitamina B6, que beneficia especialmente o cérebro.

E não acabou! A especiaria fornece: ferro, que é essencial contra anemia; manganês, fundamental para o crescimento e metabolismo do colesterol; cálcio, imprescindível à formação de ossos e dentes; magnésio, atuante na metabolização da glicose; fibras, que ajudam no funcionamento dos intestinos; e proteína, para manutenção dos tecidos e, claro, dos músculos.

Em geral, a quantidade recomendada para consumo é 1 ou 2 rodelas de Açafrão-da-terra por dia. Enquanto o pó tende a ser indicado na medida de 1 colher de chá (cerca de 5 gramas) diariamente, caso haja necessidade devido problema de saúde.

Para aproveitar o potencial da cúrcuma na prevenção de enfermidades, pessoas saudáveis devem manter a regularidade, integrando a raiz à dieta. Ela pode ser adquirida inteira, para posterior uso em pedaços, adicionados aos sucos, chás, inúmeras receitas ou ralada em saladas.

Por exemplo: você pode colocar o tempero em pó em carnes, cozidos, legumes, ervilhas, feijão, aves, omeletes, sopas, tapiocas, molhos, azeites, iogurtes, manteiga, leite, maionese, óleo de coco, pães, biscoitos e bolos. Esta versão também serve para sucos e outras bebidas.

Só não é muito interessante consumir o pó sozinho ou polvilhado na salada por causa do maior risco de engasgos. No mais, basta exercitar a criatividade na cozinha!

Experimente ter mais sabor e saúde à mesa com o Açafrão-da-terra!

Até breve…

Leave a Reply